O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, você tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.
Reclamar contra serviço ou produto de empresas privadas
O Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do ...
O Procon – TO disponibiliza um site (Clique aqui) para reclamações online, no qual basta preencher o formulário e enviar as informações solicitadas.
O PROCON. SP tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.
Reclamar ao Procon pela internet
Se o fornecedor não resolve o problema do consumidor, há a inserção do nome da empresa no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas Não Atendidas e o caso é encaminhado para a Divisão de Fiscalização, para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa).
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 08 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior.
Onde reclamar O Governo Federal centraliza as reclamações feitas pela internet no site www.consumidor.gov.br.
Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital) Atendimento Eletrônico (consulta e reclamação)
Você pode e deve procurar o Procon sempre que se sentir lesado na compra de algum produto ou serviço e não conseguir uma solução adequada por parte do fornecedor. São muitos os casos em que isso pode ocorrer, mas entre os mais comuns estão: Produto com defeito, produto diferente do anunciado, serviço que não funcionou corretamente, entre outros.
Entre em contato com o vendedor, de preferência antes de procurar o Procon e por escrito (e-mail). Isto é importante porque você poderá resolver o problema entrando em contato com o vendedor ou representante de atendimento ao cliente.
Se nenhuma dessas opções funcionar, você pode tentar resolver seu problema através do sistema do Procon (municipal ou estadual) ou através da justiça especial de conciliação ou mediação. As reclamações feitas junto ao Procon são formas de resolver desacordos entre consumidores e empresas, sem recorrer à justiça.
No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, ele funciona por meio de um portal, o Procon Online, onde você pode fazer uma denúncia ao Procon RJ sem dificuldades. Acesse o Procon Online neste endereço: http://www.procononline.rj.gov.br/
Qual o prazo de retorno para consulta particular?
Como fixar tinta spray em metal?
Quais são as diretrizes do PNAE?
Quais são os tipos de afiação?
Como diluir tinta a óleo para parede?
Qual a função do botão de emergência?
Como chama a capacidade de se colocar no lugar do outro?
Como fazer a unha com glitter?
Que tinta se usa para pintar cestos de palha?
O que significa Simba em inglês?
Quais são as regras e como funciona uma competição de Muay Thai?
Como peticionar no novo portal do Tj-rj?