No final do século XIX, o primeiro movimento feminista surgiu entre mulheres brancas e de classe média que lutavam por direitos jurídicos e políticos. Elas reivindicavam o direito de voto e uma vida (trabalho) fora do lar.
A causa feminista tenta vencer a histórica desigualdade de gênero, que ainda hoje se reflete em aspectos como violência contra a mulher, diferenças salariais entre homens e mulheres, forma como meninas e meninos são educados e até nos padrões de beleza impostos às mulheres.
O movimento feminista contemporâneo surgiu nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1960, e se alastrou para diversos países industrializados entre 19. A reivindicação central do movimento feminista contemporâneo é a luta pela "libertação" da mulher.
A primeira onda feminista ocorreu entre o final do século XIX e o século XX. Nesta época as principais causas defendidas pelo movimento eram ligadas a direitos políticos, à liberdade de escolha das mulheres e ao direito a usufruir da vida pública. Foi nesta primeira onda que surgiu o movimento sufragista.
Feminismo no Brasil. O movimento feminista no Brasil surgiu no século 19 com a luta pela educação feminina, direito de voto e abolição dos escravos. Atualmente, existem várias organizações feministas no Brasil que defendem a equiparação do direito das mulheres ao dos homens.
No século XIX surgiram os primeiro núcleos em defesa dos ideais feministas em toda a América Latina. No Brasil, o surgimento do movimento estava bastante relacionado com a chegada dos ideiais anarquistas e socialistas que haviam sido trazidos da Europa pelos imigrantes.
História do Feminismo. A história do “empoderamento” feminino não é tão antiga como deveria ser. Em geral, até o século XIX, a mulher era vista como um ser inferior aos homens, as quais não possuíam os mesmos privilégios que eles, por exemplo, ler, escrever, estudar, guerrear, enfim, escolher.
Nas culturas ocidentais, o movimento feminista passou a adquirir maior visibilidade a partir do século XX. Em épocas mais distantes seria impensável ter uma presidente mulher governando o país, ou mesmo, figuras femininas atuando e se consagrando em diversos campos: culturas, artes, economia, política, etc.
Como passar o imóvel para o nome de outra pessoa?
Que forma de comunicação escrita utilizamos na atualidade?
Quando acabou a estabilidade decenal?
Como são chamados os números de 0 a 9?
O que fazer para melhorar a microbiana intestinal?
Quem foi o antigo usuário da GOMU GOMU no Mi?
Quais as piores Sindromes do mundo?
O que perguntar aos seguidores?
Quem não será chamado para o pente fino do INSS?
Quantos filhos o Lima Duarte tem?
O que foi a ascensão do fascismo italiano?
Quanto tempo ficar com vinagre na cabeça?
É possível emagrecer com caminhada?
Quando começa as matrículas para 2022 Manaus?
Como tratar foliculite profunda?