No século XV e XVI, através dos movimentos colonialistas e de propagação do catolicismo, Portugal espalhou pelo mundo a língua portuguesa. Como, então, chegou a este solo essa língua navegante? Ao Brasil, a Língua Portuguesa foi trazida no século XVI através do “descobrimento”.
A origem da língua
O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra.
Ao Brasil, a língua portuguesa foi trazida no século XVI em virtude do “descobrimento”. O português era imposto às línguas nativas que havia aqui como língua oficial ou modificava-se dando origem a outros dialetos. Mas houve um longo processo para que o português se fixasse no território brasileiro.
A região que deu origem ao Estado moderno português situava-se no noroeste da Península Ibérica, em torno do rio Minho. Foi nas extensões de terras de ambas as margens do rio Minho que começou a ser falado aquilo que posteriormente viria a ser definido como galego-português, ou língua galaico-portuguesa.
A origem da língua portuguesa está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no pequeno estado da Península Itálica, o Lácio. A transformação do latim em língua portuguesa se deu por conseqüência de conflitos e transformações político-histórico-geográficas desse povo.
32 curiosidades que você vai gostar
Geralmente, uma nova língua nasce de outra já existente, num processo que pode durar séculos. O português e o francês, por exemplo, surgiram do latim. Mas também é possível que não haja uma só raiz. É o caso das chamadas línguas germânicas, como o alemão e o dinamarquês.
Acredita-se que a linguagem tenha pelo menos 50 mil anos, mas a maioria dos linguistas crê que seja bem mais antiga — alguns estimam que possa ter até meio milhão de anos. Também é possível que, apesar da diversidade de idiomas que existem no mundo, todos descendam de um antepassado comum.
Alguns estudiosos assumem o desenvolvimento de sistemas de linguagem como primitivas (proto-língua) desde o Homo habilis, enquanto outros colocam o desenvolvimento da comunicação simbólica apenas com o Homo erectus (há 1,8 milhões de anos) ou com o Homo heidelbergensis (há 600 mil anos) e o desenvolvimento de uma ...
A mudança linguística decorre de três principais fatores: (1) o aparelho articulatório da espécie humana (lábios, dentes, palato, língua, úvula, glote, laringe, pregas vocais etc.); (2) a cognição humana, isto é, a nossa capacidade de processar experiências, adquirir e produzir conhecimento; (3) fatores socioculturais.
O que é bom para curar ferida na gengiva?
Quais são os tipos de vinagre?
Quanto custa para montar um supermercado pequeno?
Que dia acaba as aulas 2021 SC?
O que é valor recuperável de um ativo?
Como é doce de leite em inglês?
Quando o advogado não junta procuração?
Quais são os choques considerados distributivos e porquê?
Como era a vida das pessoas que viviam na Idade Média?
Quais são os impactos da inteligência artificial na educação?
O que é preciso para fazer o primeiro emplacamento?
Como tomar o antibiótico Clavulin?