A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país.
Uma educação focada exclusivamente na catequização. Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. ... Os descendentes de europeus também frequentavam as aulas dos jesuítas, mas recebiam um ensinamento mais aprofundado, inclusive de outras matérias.
Nos primeiros anos do nosso país a educação era aquela promovida pelos Jesuítas. Alterou-se para pior com a expulsão da Companhia de Jesus, permanecendo inalterada até a chegada da Família real, em 1808, e somente se incrementou e estruturou a partir da década de 1960.
A partir de 1808, com a chegada da família real, a educação começou a tomar novo rumo, isso porque a Corte portuguesa, instalada no Brasil, precisava criar estrutura para dar suporte à nova administração da Colônia. Poucas foram as realizações nesse seguimento, mas importantes para aquele momento político.
A ideia de que a infância deve ser uma etapa de aprender começou a se espalhar e escolas para crianças foram desenvolvidas como lugares de aprendizado. A ideia e a prática da educação pública universal e obrigatória se desenvolveu gradualmente na Europa, do começo do Século 16 até o 19.
31 curiosidades que você vai gostar
Ao longo de sua história, a educação passa por grandes transformações em sua metodologia e também na forma de transmissão e assimilação de conhecimento. Nas sociedades tribais, a educação era difusa, ou seja, transmitida de pai para filho através da prática e das vivências diárias.
O estudo e a sistematização da aprendizagem remonta aos povos da antiguidade oriental (Egito, China e Índia), cujo fim era transmitir as tradições e os costumes. ... A aprendizagem e o ensino (ambos seguiam o mesmo rumo) passaram a ser determinados pela religião e pelos seus dogmas.
Educação e saúde eram praticamente inexistentes: em São Paulo, em 1818, apenas 2,5% dos homens livres em idade escolar eram alfabetizados. Livros e jornais eram impedidos de circular livremente. Era praticamente impossível encontrar no Brasil daquela época um médico que tivesse feito curso regular.
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
O que fazer quando o cão pega giárdia?
Qual a diferença entre um fóssil de impressão e fóssil petrificado?
Como Capricórnio lida com o desprezo?
Como deve se comportar um chefe?
Como deve ser o banheiro de um cadeirante?
Como ter um relacionamento de Deus?
É possível morar na Coreia do Sul?
Como o ciclista deve se vestir?
O que mais cai na prova da ESA português?
Como se preparar para o concurso de delegado?
O que é preciso estudar para o vestibular de Fisioterapia?
Como abrir uma livraria e papelaria?
Como se pronuncia como é seu nome em inglês?
Qual a classificação da palavra algodão?
Quantas sílabas tem a palavra estranho?