O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. A sericultura moderna é mecanizada, porém o processo de produção é basicamente o mesmo há 5 mil anos.
O bicho-da-seda (Bombyx mori) é a lagarta de uma mariposa. A fêmea do bicho, domesticado há mais de 3 mil anos na China, bota até 500 ovos.
A seda é uma fibra proteica usada na indústria têxtil obtida a partir dos casulos do Bombyx mori (bicho-da-seda). A fibra de seda natural é um filamento contínuo de proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras.
Linha é o produto de fio, para costura a mão ou a máquina; as linhas de costura modernas podem ser acabadas com cera ou outros lubrificantes para suportar as tensões envolvidas na costura.
Segundo dizem, “quando tomava chá embaixo de uma Amoreira, nos arredores do seu palácio, um casulo caiu dentro de sua xícara de chá fervendo e soltou um fio. Assim, estava descoberta a seda”. Na cultura chinesa, a imperatriz Hsi Ling Shi é venerada como deusa da seda.
Três Estados despontam como os únicos produtores de seda no País, segundo o IBGE: o Paraná, responde por 83,3% da produção, seguido por São Paulo, com 12%, e Mato Grosso do Sul, com 4,7%.
Na América do Sul, dentro de uma extensa região que compreende o noroeste da Amazônia, vivem algumas espécies de bichos-da-seda em estado selvagem.
Além da fibra, que pode ser considerada a base de todos os tecidos e a principal matéria prima, os produtos químicos usados na lavagem, extração de resíduos, preparação e tintura também devem ser considerados parte do processo de produção dos tecidos.
Algodão A fabricação de qualquer produto começa na escolha e compra da matéria-prima. No caso de camisetas, a maioria das peças são 100% Algodão, o que significa que são utilizados na confecção fibras de algodão.
Como é fabricada a seda? A descoberta da seda pelo homem é repleta de lendas – e foi só através de milênios de trapaças e acordos comerciais que ela chegou até aqui. O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas.
O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. A sericultura moderna é mecanizada, porém o processo de produção é basicamente o mesmo há 5 mil anos. A descoberta da seda pelo homem é repleta de lendas.
A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc. A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz. Em 3600 aC, a seda tem sua primeira aparição na China [1].
Em 3600 aC, a seda tem sua primeira aparição na China. Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2700 a.C.. Reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá.
O que indica o ponteiro menor no relógio analógico?
Quantos gramas tem uma porção de arroz?
Quem é considerado pesquisador?
Quantos fonemas tem a palavra lixo?
Qual a maior fábrica de cerveja do Brasil?
Quanto custa um contador para o MEI?
O que é um relé eletromecânico?
Como transferir milhas da Tudo azul para Smiles?
Tem Uber em Porto de Galinhas?
Como é a Pré-venda de um livro?
Quem teve hepatite não pode ter filhos?
Qual o valor de construção por m2 2020?
Quais são os componentes que formam o sistema circulatório?
Qual é o líquido mais inflamável?