A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. ... A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre.
Com o aumento da incidência de raios ultravioletas, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico. O efeito da radiação ultravioleta é sentido nos animais e também nas plantas.
A radiação ultravioleta também é utilizada em diversas áreas e objetos do nosso cotidiano. As lâmpadas fluorescentes emitem raios UV, que são filtrados por uma camada interna e transformados em luz visível; por não produzir calor, essas lâmpadas também são chamadas de "luz fria".
Eles são emitidos pelo Sol e, em excesso, provocam envelhecimento da pele, queimaduras e até câncer. Já os equipamentos que estamos abordando recorrem aos raios UVC para eliminar germes do ambiente. Eles também são emanados pela luz solar, mas a maior parte fica retida na camada de ozônio.
A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA possuem um comprimento de onda de 3 nm e são os de maior incidência na superfície da Terra, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio.
Em se tratando de saúde humana, os raios ultravioleta trazem alguns sérios danos. Os raios UVA, embora não causem queimaduras, são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele e danificam as fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce.
A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA possuem um comprimento de onda de 3 nm e são os de maior incidência na superfície da Terra, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio.
Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.
Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.
Os raios UVC são extremamente lesivos a pele humana, podendo causar efeitos mutantes e cancerígenos, mas a grande parte desses raios é retida na camada de ozônio, apenas uma pequena quantidade é capaz de atingir os homens. Os raios UVB são responsáveis por queimar, manchar e descamar a pele.
A radiação ultravioleta é a parte do espectro responsável pelas queimaduras solares, mas tem muitos outros efeitos (positivos e negativos) na saúde humana.
Tipos de radiação ultravioleta UVA. Com comprimento de onda entre 3nm, os raios UVA estão presentes em todas as estações do ano na Terra, pois a camada de ozônio não absorve totalmente essa radiação. Apesar de não provocar manchas ou queimaduras, os raios UVA penetram camadas profundas da pele, favorecendo o surgimento de câncer. UVB
A radioatividade foi descoberta em 1896, pelo cientista francês Henri Becquerel ao estudar a fosforescência natural das substâncias. Utilizando amostras que ...
As ondas ultravioletas são vibrações eletromagnéticas - como a luz visível - mas que não podemos ver, mas podemos sentir seus "efeitos" na pele. Descoberta UV: Estas ondas foram descobertas pelo físico alemão Johann Wilhelm Ritter (1776-1810).
Quem teve câncer pode tomar vitamina D?
Como criar um aplicativo igual ao Uber?
Qual é o habitat dos aracnídeos?
Como ocorre a quebra da lactose?
Foi encontrado o avião que caiu no mar?
O que o juiz fala ao começar um julgamento?
Qual o CFOP de devolução de bonificação?
O que é preposição no raciocínio lógico?
Quando vai sair o dinheiro do Fundeb?
Que ano iniciou a construção de Brasília?