Prevenção da doença hemolítica do recém-nascido Para evitar que uma mulher com sangue Rh negativo desenvolva anticorpos contra os glóbulos vermelhos do feto, ela recebe uma injeção de um preparado de imunoglobulina anti-D (Rh0) aproximadamente na 28ª semana de gestação e novamente 72 horas após o parto.
A ocorrência de eritroblastose fetal na segunda gestação deve-se ao fato de que, no segundo parto, a mulher já foi sensibilizada e apresenta, portanto, anticorpos no sangue, que atravessam a placenta e entram em contato com a circulação fetal.
A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre pela incompatibilidade sanguínea do Fator Rh materno e do bebê. A eritroblastose manifesta-se durante a gravidez de mulheres Rh- gerando filhos Rh+. Ela pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento.
A doença é chamada de Eritroblastose Fetal pelo fato de haver eritroblastos em circulação ou doença hemolítica do recém-nascido. Se o grau de sensibilização da mãe é pequeno, os problemas se manifestam apenas após a criança nascer. Nesse caso, costuma-se substituir todo o sangue da criança por sangue Rh-.
A eritroblastose fetal resulta classicamente da incompatibilidade aos antígenos Rho(D), que pode se desenvolver quando uma mulher com tipo sanguíneo Rh negativo engravida de um homem Rh positivo e concebe um feto com sangue também Rh positivo, às vezes resultando em hemólise.
A anemia grave causada pela doença hemolítica do recém-nascido é tratada da mesma maneira que qualquer outra anemia (consulte tratamento da anemia ). O médico também examina o recém-nascido quanto à presença de icterícia. A icterícia tem propensão a ocorrer quando uma destruição rápida dos glóbulos vermelhos produz um excesso de bilirrubina.
Deve-estabilizar o recém-nascido na sala de parto, podendo ser necessárias reanimação cardiovascular, ventilação assistida, drenagem do líquido pleural ou ascítico. Avalia-se o grau de hidropisia, anemia, hepatoesplenomegalia, púrpura, prematuridade, adaptação cardiovascular.
Os glóbulos vermelhos do recém-nascido são destruídos por anticorpos que atravessaram a placenta a partir do sangue materno e alcançam a circulação sanguínea do feto, atacando e destruindo os glóbulos vermelhos fetais.
Qual é a utilidade do nitrogênio na indústria?
Quais são as frutas que não tem glúten?
Qual é a função do capacitor no motor?
Quais os planos de delimitação vertical tangentes a superfície do corpo humano?
Quem é o melhor usuário de Hamon?
O que é bom passar na espinha inflamada?
Porque Shippam Naruto e Sasuke?
Quais são as emoções associadas a surpresa?
O que pode ser sangue na urina?
Precisa pagar para jogar Fortnite?
Como agradar a deusa Afrodite?
Qual é a qualidade do ar em São Paulo?
Qual sabonete usar para lavar ferida?
O que são indicadores gerais de contaminação do alimento?
O que acontece se remover dispositivo do iCloud?
O que é codificar e decodificar um texto?