"Para medir a energia liberada pelo sismo, utilizamos a escala Richter, e para avaliar seus efeitos, utilizamos a escala Mercalli-Modificada", complementa. A escala Richter foi desenvolvida em 1935 na Califórnia, Estados Unidos.
A escala Richter foi criada em 1935 pelo sismólogo estadunidense Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Richter, para a realização de sua escala, analisou as ondas sísmicas e coletou números de vários terremotos anteriormente registrados.
magnitude Richter - Tremores muito pequenos, sentido num raio de poucos quilômetros e sem causar danos; magnitude da ordem de 3.
Os terremotos podem ser medidos de acordo com a energia liberada no epicentro do tremor (magnitude) e com os efeitos nas pessoas, estruturas e natureza em um determinado local (intensidade). Para determinar a magnitude, os aparelhos sismógrafos usam a escala Richter.
Um terremoto de 6.7 pontos de magnitude foi registrado no Brasil em 26 de novembro, a 167 km da cidade de Tarauacá (AC), a 604 km de profundidade. Terremoto mais intenso já registrado com epicentro dentro do território brasileiro.
A escala da magnitude é logarítmica: a diferença de uma unidade na magnitude corresponde a uma mudança no brilho por um fator de 5√100, ou aproximadamente 2,512. ... Uma magnitude aparente é geralmente medida em uma banda passante específica correspondente a algum sistema fotométrico, como o sistema UBV.
O logaritmo incorporado na escala faz com que os valores atribuídos a cada nível aumentem de forma logarítmica, e não de forma linear, evitando os grandes valores que daí resultariam. Em consequência, um sismo a que seja atribuída magnitude 5,0 na escala de Richter tem uma amplitude sísmica 10 vezes maior do que um de magnitude 4,0.
Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas geradas por sismos de magnitudes e características muito diferentes com epicentro na Califórnia, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas.
Como corolário, uma diferença de três pontos na escala corresponde a um aumento de 1000 vezes na amplitude do sismo. Microssismos não perceptíveis pelos humanos. Geralmente não sentido, apenas detectado/registado por sismógrafos.
Menos conhecida pelo público, a MMS é, no entanto, a escala usada para estimar as magnitudes de todos os grandes terremotos modernos. Assim como a escala Richter, a MMS é uma escala logarítmica.
Como eram feitos os vitrais nas igrejas góticas?
Como são produzidos os filmes de animação atuais?
Como organizar o serviço de enfermagem?
Como é produzido os livros em braille?
Como organizar um dia de beleza no salão?
Como saber se minha chinchila está grávida?
Onde são produzidas as roupas que usamos?
O que fazer para melhorar o setor financeiro?
Como saber se tenho uma conta aberta no Santander?
Como acompanhar minha bolsa do ProUni?
Como é o processo de auditoria?
Como saber se a chave é codificada?
Como dividir quarto para 2 meninas?
Como saber se a canjica está ruim?
Como são produzidos os carros alegóricos?
Como saber se cebola está boa?