Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».
1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.
1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.
43 curiosidades que você vai gostar
Significado de Exemplo
substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos.
Os dois-pontos são utilizados antes:do discurso direto;de uma enumeração;de uma citação;de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência;de informações importantes como observações, notas e exemplos;de orações apositivas;do vocativo inicial de comunicações.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
8ª. - A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.
("por exemplo" refere-se à enumeração dos exemplos "encargos", "receitas" e "qualidade dos serviços".)
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Dois-pontos são um sinal de pontuação caracterizado por uma pausa breve antes de uma citação, uma fala de personagem, um aposto enumerativo, uma oração apositiva, uma explicação e após o vocativo em uma correspondência. Assim, eles indicam uma interrupção em frase ainda não finalizada.
Há um espaço (e apenas um) depois da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos), a não ser na pontuação empregada nos numerais. Não há espaço depois do parêntese que abre nem antes do parêntese que fecha. Não confundir hífen (-) com vírgula inglesa (–) nem com travessão (—).
O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens ou enfatizar (destacar) passagens de textos.
Pontuação Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ... Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ... Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ... Parênteses ( ( ) ) ... Ponto de Exclamação ( ! ) ... Ponto de Interrogação ( ? ) ... Vírgula ( , ) ... Ponto e vírgula ( ; )
Dois pontos x ponto e vírgula
Entretanto, há de se considerar que há diferenças. Ambos sinais indicam pausas no discurso. Enquanto os dois pontos indicam pausas breves, podendo ser utilizados nas situações apresentadas acima, o ponto e vírgula indica uma pausa de maior duração.
Como Usar "Por Exemplo" em uma FraseComece com "por exemplo" se o seu exemplo precisará de uma frase inteira.Use "por exemplo" no meio de uma frase ou lista.Coloque o "por exemplo" no final para melhorar a leitura.Coloque o "por exemplo" entre vírgulas.Omita a vírgula entre parênteses.
A abreviatura “e.g.” representa a expressão latina exempli gratia, que significa “por exemplo” ou “para fins de exemplo”.
1. Saída, fim, termo. 2. Resultado de uma acção .
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. ... Nesse caso, estaríamos diante de um pleonasmo vicioso.
Exemplo: Como terminaremos o trabalho? Exemplo: Como você cresceu! Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.
A principal diferença entre uma expressão de função e a declaração de uma função é o nome da função (function name), o qual pode ser omitido em expressões de funções para criar funções anônimas. Veja ainda o capítulo sobre funções para maiores informações.
Como trabalhar com estética a domicílio?
Como fazer uma denúncia de assédio virtual?
Como ensinar alfabetização e letramento?
Como eram as escolas no antigo Egito?
Como pular linha no WhatsApp celular?
Como publicar uma teoria científica?
Pode cortar o pelo da pata do cachorro?
Como saltar de paraquedas no GTA 4?
O que trabalha no projeto Identidade?
O que trabalhar em artes no ensino médio?
Para que serve pular no caixote?
Como interpretar dados Análise de Componentes Principais?
Como Jesus ganhava as pessoas?
Como fazer uma rifa de 1000 números pela loteria Federal?
Como organizar a casa para receber hóspedes?