41), a Psicopedagogia surgiu na Argentina há mais de 30 anos e foi em Buenos Aires, sua capital, a primeira cidade a oferecer o curso de Psicopedagogia. Foi na década de 70 que surgiram, em Buenos Aires, os Centros de Saúde Mental, onde equipes de psicopedagogos atuavam fazendo diagnóstico e tratamento.
De forma similar, a formação em Psicopedagogia se inicia na graduação (independente de ser Licenciatura, Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins) e se especializa em cursos ou stricto sensu em instituições credenciadas pelo MEC, além de cursos de extensão e aprofundamentos de interesse do profissional, como ...
Na primeira, a autora sugere que a psicopedagogia surgiu na fronteira entre a pedagogia e psicologia devido à necessidade de atendimento para as crianças consideradas inaptas dentro do sistema educacional, por apresentarem distúrbios de aprendizagem.
A psicopedagogia surgiu com o intuito de ajudar as pessoas com problemas de aprendizagem, e seus ramos de atuação situam-se, sobretudo, na ações preventivas em instituições e na clínica com atendimentos individualizados (BOSSA, 2011, p. 48).
Decorridos 20 anos de práticas psicopedagógicas, o primeiro curso de Psicopedagogia de acordo com Bossa (1994, p. 45) foi criado na cidade de São Paulo, Instituto Sedes Sapientiae(1979).
6 áreas de atuação do PSICOPEDAGOGO
Para se tornar um profissional da área existe dois caminhos, o primeiro é ser graduado em Psicologia ou Pedagogia e fazer especialização em Psicopedagogia, o que pode levar até oito anos para o termino dos estudos.
O propósito do profissional que se forma em Psicopedagogia é identificar e tratar aqueles distúrbios ou dificuldades que dizem respeito à aprendizagem humana, de modo que o processo de aprendizado não seja prejudicado. ... Esses podem ser familiares, professores ou chefes, no caso da atuação empresarial do profissional.
A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, como se dá o aprender, suas variações e os fatores implicados, como ocorrem as alterações na aprendizagem e como preveni-las, ou tratá-las, Bossa (2000).
[...] a Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal a investigação da etiologia e a intervenção nas dificuldades de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos, buscando a compreensão do processo de aprendizagem e suas fraturas, a partir do contexto desse e de todas as variáveis que intervêm neste processo.
Nesse artigo aponta-se o surgimento da Psicopedagogia inicialmente através da prática clínica para atender àqueles que por diferentes razões não respondiam à demanda da escolarização. Minha crença atual é que a Psicopedagogia também pode e deve intervir dentro dos muros da Escola.
Nesse sentido, a psicopedagogia surge como nova área do conhecimento na busca de compreender e solucionar os problemas de aprendizagem, tendo em sua configuração institucional a função de pensar e refazer o trabalho no cotidiano da escola.
Elas também eram influenciadas pelas relações sociais e afetivas do indivíduo. O primeiro curso de psicopedagogia do Brasil foi fundado em 1979 no Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo, por iniciativa da pedagoga Maria Alice Vassimon.
A psicopedagogia possui um enfoque interdisciplinar abrangendo a Pedagogia, a Psicanalise, a Psicologia, a Epistemologia, a Linguística e a Neuropsicologia, dentre outras áreas do conhecimento. (BOSSA, 2011, p.40).
Quantos períodos tem Biblioteconomia?
Quais os princípios da execução no processo Civil?
Qual a diferença entre ativo e passivo circulante e não circulante?
Como é formada a sequência a seguir 1 6 11 16 21?
Qual a decomposição do número 24?
Quem tem gastrite pode comer vinagre?
Qual a tabela FIPE do Gol 1.0 completo?
Quais as desvantagens do uso de celular em sala de aula?
O que fazer quando encontrar um jacaré?
Qual é o papel do professor nos dias de hoje?
O que acontece se eu inalar sal?
Quantos tiraram 1.000 na redação do Enem 2021?
Como instalar o Adobe Flash no Google Chrome?
Qual é a origem do polietileno?
Qual a importância de um tratado internacional?