Segundo a especialista, o tratamento da disortografia é feito, em um primeiro momento, com um fonoaudiólogo e, depois, com um psicopedagogo. Já a disgrafia pode ser tratada com um terapeuta ocupacional, um psicomotricista ou algum fonoaudiólogo especializado na área.
O diagnóstico da disgrafia geralmente é realizado logo após a criança entrar na escola e apresentar dificuldades de aprendizado. Pode ser identificado por professores, psicólogos, pedagogos e neuropediatras .
Disgrafia é um transtorno da escrita, uma dificuldade motora no ato de escrever, que afeta a qualidade da escrita. A criança com esta dificuldade apresenta uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas proporcionadas, a típica “má letra”.
A disgrafia resulta em habilidades de escrita abaixo do esperado para a idade, relacionada a falta de equilíbrio entre a qualidade da formação da letra (alinhamento e espaçamento de letras e palavras, dimensionamento das letras, entre outras) e a taxa de produção (velocidade da escrita caligráfica).
A disgrafia motora ou discaligrafia é identificada quando a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, ela vê a figura gráfica, mas não consegue fazer e repetir os movimentos para escrever.
QUAIS OS SINAIS DE ALERTA DE DISORTOGRAFIA?
Como tratar a Disgrafia infantil
Como reclamar de um mau atendimento?
Como fazer Escaldas pés com sal grosso?
Quem quer emagrecer pode comer pão de forma?
Qual hormônio feminino devo tomar para criar corpo?
O que uma Pomba Gira pode fazer na vida de uma pessoa?
O que significa a cor rosa claro?
Qual o valor do botox para hiperidrose?
Quais são as 9 Partes do abdome?
Quais os melhores livros 2020?
O que é notificação compulsória negativa?
Quais as empresas que precisam de alvará?
O que é considerado crime no WhatsApp?
O que é considerado Má-fé processual?