Como a ISS está em órbita da Terra, não há diferença entre dia e noite! Devido ao fato de esse ciclo não ser definido, os astronautas só dormem quando estão realmente cansados. Além disso, como na estação as luzes não se apagam, eles necessitam de utilizar uma máscara nos olhos para dormir.
No lugar de chuveiros (que seriam inúteis de qualquer forma, já que é preciso que a gravidade puxe a água para baixo), os astronautas tomam banhos de esponja usando água destilada da umidade do ar, da urina, da higiene bucal e da lavagem das mãos.
Comem alimentos desidratados por refrigeração, para que não ocupem espaço e, ao mesmo tempo, se conservem em bom estado. Só têm de lhes acrescentar água e já estão prontos a comer. Dentro da nave espacial, comer é bastante difícil devido à falta de gravidade, mas beber ainda é mais difícil.
Mas apesar das peculiaridades com que as tripulações espaciais têm de lidar, a regra dita que cada astronauta tem de cumprir a regra das oito horas.
Existem mais algumas curiosidades sobre o sono no espaço: na ISS a luz não apaga, então os astronautas dormem com máscara. Eles também amarram seus braços, pernas e cabeça à parede da estação, para que não saiam flutuando por dentro dela e acabem esbarrando em algum lugar e se machucando.
Para um bom descanso na estação espacial, o primeiro passo é se colocar dentro de um saco de dormir, o que mantêm tanto pernas quanto braços bem presos, evitando acidentes. “O mais importante é que o saco de dormir esteja preso em algum lugar”, explica o astrônomo. Seja à parede, ao solo ou ao teto.
O astronauta, homem ou mulher, deve sentar no vaso colocando sobre as coxas barras de estabilização, as quais estão ligadas as laterais do vaso sanitário. No momento da evacuação, como no caso da urina, e ligada à sucção que 'puxa' as fezes para o interior do vaso. Elas depois são eliminadas no espaço", comenta Thais.
Graças à disponibilidade de água quente dentro da espaçonave, astronautas podiam preparar pratos cada vez mais elaborados, a partir das comidas desidratadas que levavam para o espaço. Foi nesse período que surgiu a “spoon-bowl”, uma embalagem especial que permitia aos astronautas se alimentar usando uma colher.
Para permitir que os astronautas permanecessem no espaço por dias ou até mesmo por semanas, os cientistas tiveram que inventar maneiras especiais para embalar e conservar alimentos no espaço. Os primeiros alimentos para esse propósito eram bastante moles e eram embalados em tubos semelhantes aos de pasta de dente.
A vida de um astronauta pode parecer incrível, com aventuras dignas de um roteiro de filme. Acontece que passear para fora da Terra não é tão simples assim: a falta de gravidade não ajuda e o ambiente da Estação Espacial Internacional (ISS) está bem longe de ser o de um hotel confortável e luxuoso.
Graças à disponibilidade de água quente dentro da espaçonave, astronautas podiam preparar pratos cada vez mais elaborados, a partir das comidas desidratas que levavam para o espaço. Foi nesse período que surgiu a “spoon-bowl”, uma embalagem especial que permitia aos astronautas se alimentar usando uma colher.
Afinal, além do ambiente de microgravidade impor certas dificuldades em tarefas simples e rotineiras, os astronautas também precisam aproveitar ao máximo o tempo em órbita para executarem seus trabalhos. Felizmente, houve uma evolução muito grande no quesito alimentação.
Qual a jornada de trabalho de um diplomata?
Qual alimento que é bom para desinflamar?
Qual a diferença entre ADPF e ADI?
O que acontece se não transferir em 30 dias?
Quem tem cisto na perna pode fazer academia?
Quem tem fibrose cística pode se aposentar?
Quem mais perdeu seguidores da Fazenda?
O que é penúltima antepenúltima e última?
O que são as equações de Maxwell?
Qual a diferença de pagar no crédito ou débito?
O que é deficiência auditiva condutiva?