O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo deste povo, bem como seus valores básicos.
Um exemplo de explicação mítica: uma pessoa tornou-se apaixonada por outra porque foi ferida pela flecha de um deus, Eros (ou Cupido). Este deus, por sua vez, é filho de Penúria (deusa faminta, miserável e sedenta) e Poros (deus da astúcia, da busca de estratagemas para resolver os problemas).
Distinções entre o mito e a filosofia O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada. Por exemplo, se a causa de uma doença é a ira divina, explicar a doença pela ira divina não nos ajuda muito a entender porque há doença.
Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana. ... Uma história em quadrinhos ou uma canção popular podem ser objeto da reflexão filosófica.
Pensamento mitológico e filosófico Existem muitas características que diferenciam ambos os pensamentos, contudo, não se pode negar que o pensamento filosófico é fruto do pensamento mitológico, nascendo para se opor a ele, assim podemos distingui-los da seguinte forma.
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
O Conceito de Mito para a Filosofia. Considerados há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma (re)conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua Paideia ...
Mitos são formas encontrada pelos povos antigos para explicar sua própria realidade, a origem de suas tradições, dos homens, os eventos da natureza, etc. Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem.
No estudo sobre as mitologias, é fundamental uma definição do termo mito, pois é a partir de sua análise que os especialistas chegam a conclusões sobre a mitologia de determinado povo. Mitos são formas encontrada pelos povos antigos para explicar sua própria realidade, a origem de suas tradições, dos homens, os eventos da natureza, etc.
O estudo da mitologia é importante para a reconstituição da forma como determinado povo enxergava o mundo, assim como de suas crenças religiosas. Nessa área, há também uma análise comparativa entre diferentes mitologias a fim de encontrar aproximações entre elas.
Como identificar uma solda ruim?
Qual o objetivo é a importância da NR 5?
O que significa Permissão de Trabalho para NR 20?
Quais religiões usam o Velho Testamento?
O que é uma meta Quantificavel?
Qual o elemento principal do Madara?
Qual a personalidade do Tiago?
O que é a teoria do consumidor?
Pode usar álcool 70 no lugar do Isopropilico?
Quando a reclamada não contestou pedido?
Como identificar a cadeia principal e os radicais?