Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente; Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo. Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo.
Sintomas da depressão profunda. Os sintomas depressivos podem variar muito de pessoa para pessoa. Enquanto uma pessoa deprimida pode experimentar sentimentos de tristeza, desesperança e desamparo, outra pode sentir raiva, irritação e desânimo. Os sintomas também podem ser parecidos com uma mudança de personalidade.
Quais os tipos de depressão?
A Depressão é caracterizada por sentimentos de tristeza, desalento, pessimismo… e uma perda geral de interesse pela vida, combinados com um sentimento de mal estar físico e de incapacidade generalizada. A maioria das pessoas experimenta estes sentimentos como reacção normal a um dado acontecimento (ex: luto).
A sensação que um indivíduo tem durante um surto depressivo, segundo o psiquiatra, é de dificuldade em processar informações e agir, como se o cérebro não estivesse funcionando muito bem. Ao longo do surto o corpo também sofre outros tipos de alterações, como o aumento na produção de cortisol.
Sintomas mais comuns: perda de prazer nas atividades, sensação de inutilidade, insônia, ideias de morte ou suicídio. Tropeços de quem finge: dizer que está triste, mas não aparentar a tristeza, ou exagerar num grau que não teria permitido sequer ir até a perícia.
Quando uma pessoa está deprimida, é porque o cérebro está sofrendo alterações químicas que desencadeiam todos esses sentimentos negativos, e ele vai precisar de ajuda para voltar ao seu funcionamento normal[1].
Veja o que você pode fazer:
O tratamento adequado reduz o risco de recorrências para cerca de 30%. É dividido em três fases: fase aguda, fase de continuação e fase de manutenção. Fase Aguda: O objetivo é a remissão dos sintomas e melhora do funcionamento psicossocial e tem a duração de seis a oito semanas, em geral.
Psicótica. É uma das depressões mais sérias e preocupantes da lista. Os sintomas corriqueiros estão presentes. Porém, junto deles, pintam outros, como delírios de perseguição ou a sensação de que algo muito ruim está para acontecer a qualquer momento.
Uma pessoa com depressão não tem as mesmas disposições de quem está mental e fisicamente sadio. Exigir o que ela não é capaz de fazer só serve para piorar o seu quadro, porque tanto pode perturbá-la e frustrá-la quanto deixá-la envergonhada e magoada.
Porém, é também fundamental dar ênfase ao outro lado desta perturbação, o lado daqueles que convivem com pessoas com Depressão: pessoas que lidam diariamente e/ou frequentemente com a pessoa depressiva, e que, por vezes, se sentem impotentes e frustrados por não saber como lidar com a pessoa em sofrimento.
Enquanto cuidador de uma pessoa com Depressão, o seu principal objetivo é o de se mostrar disponível para prestar a sua ajuda, mostrando-lhe o quanto é importante para si. Porém, por vezes torna-se difícil encontrar as melhores palavras.
Isto acontece porque ainda existem, entre as pessoas, entendimentos vagos ou equivocados sobre esta doença de sintomas complexos, que variam de indivíduo para indivíduo: nem sempre é fácil identificar a presença da depressão em familiares, amigos, colegas ou até em nós próprios.
O que é transporte intermunicipal de passageiros?
Quanto custa a grama do veneno de escorpião?
Quantos meses corresponde 28 semanas de gestação?
Como calcular a dispersão relativa?
O que fazer quando se tem uma crise de hipoglicemia?
Qual é o estilo da dança moderna?
Quais os melhores livros de investigação policial?
O que é o teste do pezinho ampliado?
Quanto de energia uma usina nuclear produz?
Como se pega a doença de Crohn?
Para que serve cristalização selante?
O que significa a palavra sistematizado?
Qual a diferença entre VisuAlg e Portugol?
Quais são os membros de uma equação?
Quanto se paga de imposto ao vender um imóvel?