O ciclo biológico do T. gondii desenvolve-se em duas fases distintas: Fase assexuada: em vários tecidos de diversos hospedeiros (aves, mamíferos, inclusive gatos e outros felídeos). Fase sexuada (ou coccidiana): nas células do epitélio intestinal de gatos e outros felinos não imunes.
No ciclo heteroxênico, o parasita se aloja no hospedeiro intermediário, no qual se desenvolve até a fase adulta, quando coloniza, então, o hospedeiro definitivo a partir da transmissão, que pode ocorrer através do transporte pelo vetor ou pela ingestão da carne do hospedeiro intermediário.
A infecção aguda por toxoplasma, na maioria das pessoas infectadas pela primeira vez, resulta em quadros sem sintomas ou com sintomas leves e inespecíficos semelhantes à gripe, como febre, dor muscular e dor de garganta, podendo apresentar ainda aumento dos gânglios linfáticos e dor abdominal.
Esporozoítos são as formas infectivas de T. gondii presentes no interior de oocistos. Cada oocisto contém dois esporocistos, os quais contêm quatro esporozoítos cada.
No ciclo coccidiano, encontraremos como formas evolutivas: taquizoítos (reprodução rápida), bradizoítos (reprodução lenta e forma que dará origem aos cistos teciduais), merozoítos, gametócitos (microgameta masculino e macroga- meta feminino) e oocistos imaturos (darão origem aos esporozoítos).
gondii são: Taquizoíto: é a forma encontrada durante a fase aguda da infecção, sendo também denominada forma proliferativa, forma livre ou trofozoíto. Foi a primeira forma descrita e o seu aspecto morfológico, em forma de arco, deu o nome ao gênero.
O ciclo sexuado de T. gondii pode-se iniciar por qualquer forma infectante do parasita: bradizoítas dos cistos presentes em carnes, taquizoítas em diversos tecidos e fluidos corporais e esporozoítas em oocistos esporulados (Dubey, 2004; Jones & Dubey, 2010).
Hospedeiros intermediários na natureza (incluindo aves e roedores) são infectados após a ingestão de solo, água ou material vegetal contaminado com oocistos. Figura 1. Ciclo de vida da toxoplasmose Oocistos se transformam em taquizoítos logo após a ingestão.
O Toxoplasma gondii, agente etiológico da toxoplasmose, tem o gato como hospedeiro definitivo, e o homem e outros animais como hospedeiros intermediários. Os alimentos vegetais contaminados com oocistos e os de origem animal, principalmente produtos suínos e ovinos com cistos, ...
A toxoplasmose esti freqüentemente associada a quadros de imunodepressco, principalmente na espécie canina, havendo possibilidade de reativaeco de focos latentes de toxoplasmose nos casos de cinomose, complicando ainda mais o quadro neurológico dos animais afetados.
Os felídeos são o ponto-chave da epidemiologia da toxoplasmose, sendo os únicos hospedeiros da forma sexuada do parasita e, por eliminarem oocistos nas fezes, são a única fonte de infecção dos animais herbívoros. Nestes animais como suínos, caprinos, ovinos, ...
Quantas vezes posso usar a agulha da caneta de insulina?
Porque o ensino presencial é melhor?
Quais os sintomas de CPK alto?
Quantos ganhadores acertaram a Quina de São João?
Quanto tempo é o bloqueio temporário do Bilhete Único?
O que acontece se não tratar a rinite?
Como escrever uma expressão numérica?
Porque o sapo-folha está em extinção?
Quais os cuidados com a planta comigo ninguém pode?
Quando será pago os dividendos da Vale?