O cérebro dos bebês recebe uma gama imensa de estimulações ainda intraútero e, a partir dessas informações, eles já desenvolvem conceitos físicos e biológicos, chegando a estabelecer relações de causa e efeito, quantidade (comprovadamente até quatro elementos) e conceitos relacionados à língua nativa.
Só para se ter ideia, o cérebro de um recém-nascido pesa, em média, 300 gramas e, no primeiro ano, triplicará seu tamanho – até chegar à fase adulta com cerca de 1.500 gramas.
Entre as semanas 6 e 8 da gravidez: A placenta começa a se formar; O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.
Nos primeiros anos de vida de uma criança, o cérebro faz mais conexões do que em qualquer outro período. Ao todo, são de 700 a 1.000 ligações por segundo. Quando ela chega aos três anos, tem uma mente duas vezes mais ativa do que a de um adulto.
O Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ensina cinco passos para reagir às crianças pequenas e impactar positivamente no desenvolvimento antes mesmo que elas comecem a falar. São eles: compartilhar o foco, incentivar, nomear as coisas, revezar e praticar finais e começos.
Um aspecto importante do cérebro de um recém-nascido é a sua capacidade de mudança. Com a maturação, o cérebro se torna menos plástico; por exemplo, ao final do primeiro ano de vida, as áreas do cérebro que diferenciam os sons se tornam especializadas em função da língua que o bebê ouve.
“Nos primeiros anos, o cérebro faz mais conexões do que em qualquer outro período da vida. São de 700 a 1.000 conexões por segundo. Aos 3 anos, o cérebro de uma criança é duas vezes mais ativo do que o de um adulto”, explica a consultora de primeira infância do Unicef, Pia Britto.
À medida que o bebê vai desenvolvendo, vai procurando o brinquedo logo que o esconder, por isso, esta brincadeira é um ótimo exercício para estimular o cérebro do bebê. A brincadeira com a tampa da panela pode ser feita da seguinte forma: Colocar a tampa da panela no chão, virado para baixo, com um brinquedo escondido debaixo dele;
Os exercícios podem ser muito simples como esconde-esconde, mas são muito úteis porque o cérebro infantil permitindo a criação de novas conexões cerebrais, que são fundamentais no processo de aprendizagem. Alguns exercícios que ajudam a desenvolver o cérebro do bebê são:
“Após o nascimento, o cérebro da criança continua a se desenvolver, atingindo o auge nos primeiros 3 anos. Até os 8 ou 9 anos existem algumas áreas que ainda não estão completamente formadas”, explica o neuropediatra Luiz Celso Vilanova, da Universidade Federal de São Paulo.
Você sabia que o cérebro, essa máquina tão complexa, é um dos primeiros órgãos que se formam no bebê? Já na segunda semana de gravidez, quando ele mede apenas três milímetros, surge o tubo neural, estrutura embrionária que vai dar origem ao cérebro e à medula espinhal.
Quais os tipos de anestesia e sedativos utilizados?
Como uma empresa pode captar recursos no mercado?
Como descrever a função de recepcionista?
Como uma freira deve se vestir?
Qual o peso da atriz Camila Queiroz?
Como é considerado o corpo perfeito?
O que acontece se não operar o tendão do ombro?
Como se faz uma declaração para a escola?
Como trabalhar os dias da semana na Educação Infantil BNCC?
Qual a diferença entre adubo mineral e adubo vegetal?
Como cuidar das suas toalhas de banho?
O que é a interação medicamentosa?
Quais danças foram mescladas para criar o samba rock?
Qual o melhor aplicativo para estudantes?
Qual a frase que Simeão fala ao pegar Jesus nos braços?
Quais são as penas vedadas pela Constituição Federal?