Os esteroides são compostos por átomos de carbono (C) interligados formando quatro anéis, aos quais se ligam a outras cadeias carbônicas, grupos hidroxila (–OH) ou átomos de oxigênio (O). Os riscos para o uso abusivo de anabolizantes são muitos e das mais diversas naturezas.
Os esteroides são lipídeos que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. Eles atuam, nos organismos, como hormônios e, nos humanos, são secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta.
Alguns exemplos destes esteróides são a hidrocortisona, dexametasona, mometasona e betametasona. Esteróides são compostos tetracíclicos (quatro anéis) de alta massa molecular. Aqueles contendo um ou mais grupos ─OH e nenhum grupo C═O são chamados esteróis.
Dentre os esteroides naturais, o mais importante é o colesterol e seus derivados, como os hormônios sexuais feminino (estradiol) e masculino (testosterona).
Os anabolizantes, também conhecidos por esteroides anabólicos androgênicos, são substâncias derivadas da testosterona e que podem ser indicados pelo médico no tratamento do câncer de mama ou hipogonadismo, que é uma doença em que os testículos não produzem ou produzem poucos hormônios sexuais.
Esteróides são hormônios produzidos pelo córtex da supra-renal, ou pelas gônadas, os quais são responsáveis por diversas funções no organismo, tais como controle metabólico ou de características sexuais.
Os esteroides são lipídios formados por ácidos graxos e álcoois de cadeia cíclica (fechada).
Os esteróides são classificados em corticosteróides, andrógenos, estrógenos e progestágenos e são responsáveis por algumas funções no organismo, tais como, controle metabólico, hidro-salino e sexual (BIANCO & RABELO, 1999). Andrógenos e estrógenos são esteróides sexuais.
Os esteroides naturais mais importantes são o colesterol e seus derivados, como os hormônios sexuais feminino e masculino, o estradiol e a testosterona, respectivamente.
Dentre os esteroides naturais, o mais importante é o colesterol e seus derivados, como os hormônios sexuais feminino (estradiol) e masculino (testosterona). Principais tipos de esteroides sintetizados pelos organismos: Colesterol– presente nas membranas celulares e envolvido na síntese de hormonas, sais biliares e da vitamina D.
Os esteroides fazem parte de uma classe de lipídios que possuem uma estrutura em comum de hidrocarbonetos com 17 átomos de carbono ligados em quatro estruturas cíclicas, como mostra a figura abaixo.
Dependendo dos grupos funcionais que se ligam na estrutura base dos esteroides, a molécula terá funções diferentes no organismo. Esses grupos funcionais podem ser diversos, mas os mais comuns são álcoois, ésteres, cetonas, aldeídos e ácidos carboxílicos.
Hormônios esteroides – corticosteroides, estrogênios, progesterona, androgênios, entre outras. Alguns esteroides importantes Colesterol
Quais são os prazos dilatórios?
Como ligar um potenciômetro duplo?
Como jogar canastra com duas pessoas?
Como limitar as casas decimais em JavaScript?
Como ligar uma lâmpada 220v em um interruptor simples?
Qual a regra para colocar neto no nome?
O que dizer para pessoas ruins?
Como responder o Google forms mais de uma vez?
Como a Geografia pode contribuir para uma formação cidadã?
Como pode atuar a equipe psicossocial nos casos de alienação parental?
Como ligar tela LCD no Arduino?
Por que não consigo jogar Naruto online?
Quando podar lágrima-de-cristo?