Processos químicos no tratamento de efluentes industriais Utilizam produtos químicos em seu processo, tais como: agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento.
Confira as etapas do tratamento de esgoto:
Há várias formas de tratar os efluentes industriais. Os processos de tratamentos são basicamente três: físicos, biológicos e químicos. Os processos físicos são os que separam os sólidos por decantação, gradação, peneiramento, filtração, entre outros.
Já o processo de tratamento de efluentes é a real ação de lidar com os efluentes gerados. Esta ação é classificada em física, química ou biológica, segundo a origem dos poluentes envolvidos e/ou as operações necessárias para esta ação.
O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) compreende basicamente as seguintes etapas: pré-tratamento (gradeamento e desarenação), tratamento primário (floculação e sedimentação), tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário (polimento da água).
Os processos de tratamento são divididos em: físicos, químicos e biológicos. Podem existir mais de um processo para um determinado tipo de efluente.
Tratamento de Efluentes
1 – Conheça o esgoto Fazer a caracterização do tipo de efluente, conhecendo a quantidade e a qualidade do que será tratado, deve ser a primeira atitude a ser tomada. E tão importante quanto saber a característica do efluente é saber se ele poderá variar ao longo do tempo – esta variação deverá ser levada em conta.
As Estações de Tratamento de Esgoto, mais comumente conhecidas através da sigla ETE, são unidades operacionais do sistema de saneamento que especificamente recebem as cargas poluentes do esgoto e devolvem o efluente tratado a corpos d`água como rios, reduzindo os eventuais impactos ambientais que poderiam ser causados ...
Como já falamos, os efluentes precisam ser tratados para retornarem aos recursos hídricos. Se despejados diretamente, o impacto ambiental gerado e os custos para recuperação são enormes. O tipo de tratamento é indicado de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes.
O tratamento de efluentes industriais funciona de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. O processo ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes.
Os tratamentos terciários de efluentes são realizados para a remoção de poluentes específicos não removíveis pelos métodos biológicos convencionais. Depois de ver as duas primeiras etapas de tratamento de efluentes, vamos falar agora sobre a etapa final.
Há diversas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) pelo Brasil. Elas são responsáveis pelo processo de limpeza dos efluentes para que estes retornem ao meio ambiente. É importante ressaltar que a Resolução 357 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabelece parâmetros aos efluentes que voltam à natureza e classifica os corpos de água.
Quanto pesa o metro quadrado do vidro temperado 8mm?
Quais são os combustíveis usados no Brasil para a movimentação de veículos?
O que se comemora no Dia 21 de outubro?
Como copiar uma palavra várias vezes?
Como se aplica a norma jurídica?
O que são meios de transportes de exemplos?
Como não passar mal na Tailândia?
Qual o contexto histórico do livro O Guarani?
Qual é o nome da deusa grega da beleza?
É possível cobrar multas processuais em face da Fazenda Pública em processos de execução?
Quanto de XP dá uma partida de Valorant?
Tem como recuperar fotos corrompidas?
Qual a melhor escola de inglês do mundo?
Porque foi tirado o horário de verão?