O planejamento escolar estratégico é baseado em dados quantitativos e qualitativos que devem direcionar as metas da instituição. Uma vez que, nesse modelo, o poder de decisão fica concentrado em uma pessoa — geralmente, o diretor —, a tomada de decisões acontece de forma mais objetiva.
No entender de Piletti (1990), o planejamento de ensino consiste em demonstrar o que o professor ministrará em sua aula, para que os alunos alcancem os objetivos educacionais propostos e acontece em quatro etapas: o conhecimento da realidade, a elaboração do plano, a execução do plano e o aperfeiçoamento do plano.
É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É intencional, na medida em que não pode ser efetivado aleatoriamente.
O planejamento pedagógico, como o próprio nome já indica, é uma maneira de organizar as atividades e os conteúdos que serão trabalhados na escola durante o ano letivo. Esse documento esboçará as intenções da escola, explicitando os objetivos que cada professor ou turma espera atingir ao final das aulas.
Características de um bom planejamento Ter o foco na aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola. Ser o produto de uma discussão que envolva toda a comunidade escolar. Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos.
É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É político, visto que está comprometido com as finalidades sociais e políticas da sociedade. ...
O planejamento educacional é entendido como um processo científico que identifica as demandas e os obstáculos presentes na estrutura e em todos os processos que envolvem a educação e, com isso, determina quais são as prioridades, pensando em estratégias para otimizar as práticas de ensino.
Entretanto, um dos segredos para se obter um bom planejamento escolar é a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os maiores colaboradores são os professores, já que são eles que melhor conhecem o dia a dia dos alunos e quais são suas necessidades reais.
No âmbito das atividades escolares o planejamento é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e para o bom funcionamento da escola, pois é imprescindível para orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e possibilidades de cada instituição.
O planejamento escolar também proporciona a troca de experiências entre professores e coordenadores, possibilitando que esses profissionais conversem sobre o que fez sentido para eles e, portanto, deve ser mantido, e o que deve ser alterado.
O planejamento da escola é o plano integral da instituição composto pelos referenciais que dizem respeito aos objetivos e metas estabelecidas para cada uma das dimensões de gestão da escola: pedagógica, administrativa, recursos humanos, recursos financeiros e resultados educacionais.
Quantos zeros tem o número 100000000?
É normal ter queimadura na depilação a laser?
O que é a contação de história na educação infantil?
Qual era a religião de Renato Russo?
Como saber de onde veio um boleto?
Qual foi o console mais vendido em 2021?
Quais as melhores editoras do mundo?
São classificações das receitas públicas?
Como funciona uma calculadora simples?
O que é escala nominal e ordinal?
Estou com sintomas leves de Covid pode piorar?
Como fazer um índice ou sumário?
Qual seria seu peso em outros planetas?
Quanto tempo demora para desinchar uma fratura no tornozelo?