O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista.
Os impulsos elétricos do coração são registrados em um pedaço de papel. Em seguida, os eletrodos são colocados na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para auxiliar na medição da corrente elétrica.
No caso dos precordiais, veja como colocar eletrodos no paciente:
Para sua realização, como o próprio nome já diz, o paciente deve estar deitado, em repouso. Diferentemente do teste de esforço (Teste Ergométrico) no qual o paciente é estimulado a correr. Deve-se remover a gordura localizada nos punhos dos dois lados do corpo e dos tornozelos também.
Para a realização do exame, é necessário colocar os eletrodos em pontos específicos do corpo. Se o paciente apresentar muitos pelos nesses locais, será necessário uma tricotomia (depilação), para que o eletrodo se fixe corretamente e não haja interferências.
Orientações sobre como realizar um eletrocardiograma
O Eletrocardiograma ou ECG é o registro gráfico da atividade elétrica do coração, realizado em aparelho chamado eletrocardiógrafo.
Seu paciente pode precisar de um teste de ECG se tiver fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta, ou sintomas como palpitações, ou dor no peito. Ou pode você mesmo pode precisar se você já tem uma doença cardíaca ou histórico familiar.
O exame eletrocardiograma é rápido, simples, indolor e realizado no Lâmina. Durante a realização do ECG, o paciente fica deitado numa maca em repouso por 5 minutos antes do procedimento, para que o resultado não sofra influência de fatores externos, tais como atividades físicas ou uso de cigarros e de preferência que o paciente esteja em jejum.
Porém, ao realizar o ecg em repouso, verificamos a arritmia que pode ser revertida com cardioversão elétrica, também chamada de choque nos peitos.
Embora a leitura de ECG normal das pessoas possa sofrer variações, existem situações onde o médico queira investigar a fundo. Ele olhará os resultados do exame, combinará com os seus sintomas e formulará um diagnóstico.
Depois de depilar estas três zonas peça ao paciente que se deite na maca de barriga para cima e prepare o eletrocardiógrafo para a sua execução. Os eletrodos que você deve usar no paciente podem ter formato de prendedor, ventosa de borracha ou adesivo; atualmente, o mais comum é o adesivo por sua fácil colocação e permanência na pele.
Como analisar os resultados do CopySpider?
O que significa quando as pupilas dilatam?
Como o handebol se tornou popular no Brasil?
O que é a Taxa Interna de Retorno?
Como saber quantos períodos tem um parágrafo?
Como interpretar o resultado do qui quadrado?
Como tratar Herpes-zóster no rosto?
Como identificar o estado na placa Mercosul?
O que fazer no tédio no WhatsApp?
Como saber se o exame de dengue é positivo?
Como usar o hidrogênio como combustível?
Onde colocar a válvula de retenção?
Como o garçom deve servir vinho?
Quem trabalha com vendas é chamado de quê?
Qual palavra pode substituir cheiro?
Porque chamamos pessoas de burro?