O colesterol é sintetizado a partir da acetil CoA citossólica, que é transportada da mitocôndria pelo sistema de transporte do citrato, sendo também usada na síntese de ácidos graxos é metabólito importante na ramificação da via da biossíntese de lipídios.
Então, as principais vias de excreção do colesterol do corpo são: (1) conversão a ácidos biliares, no qual é excretado nas fezes, onde é formado o coprostanol (principal esterol das fezes) por ação microbiana; (2) secreção de colesterol na bile, no qual é transportado ao intestino para eliminação e, (3) uma fração ...
Regulação da síntese do colesterol c- Regulação hormonal: insulina aumenta a atividade de HMGCoA redutase enquanto glucagon e cortisol inibem a atividade da enzima.
Isto ocorre pela redução da síntese do colesterol, do reutilization do colesterol existente e da excreção do colesterol adicional pelo fígado através da bilis no tracto digestivo. Tipicamente aproximadamente 50% do colesterol excretado reabsorbed pelos intestinos delgados de novo na circulação sanguínea para reusar.
É sintetizado nas células de mamíferos como parte estrutural da membrana celular, mas atuam ainda em muitos processos bioquímicos no corpo, como na biossíntese de esteroides do tipo hormônios e sais biliares que eles atuam como precursores; ou no crescimento humano, na produção de vitamina D e na reprodução.
A síntese de colesterol ocorre no citosol e no retículo endoplasmático de todas as células nucleadas do organismo a partir da acetil-CoA. Em teoria, todas as células dos mamíferos, excetuando eritrócitos maduros, têm a capacidade de sintetizar colesterol.
Função do colesterol O colesterol, no organismo, se manifesta desde as fases iniciais do desenvolvimento fetal até ao fim da vida do indivíduo, sendo as mais importantes as que se relacionam com as membranas celulares, a síntese de hormônios esteroides e a síntese de sais biliares e de vitamina D.
A molécula de colesterol possui 27 carbonos, provenientes de acetil-CoA, sendo este o mesmo precursor também dos ácidos graxos. O início da formação dessa molécula é dado com a união de dois acetil-CoA, pela enzima citossólica tiolase, formando o acetoacetil-CoA.
Já o LDL, conhecido como “ruim”, ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.
A maioria do colesterol nos alimentos está presente na sua forma não esterificada, sendo a proporção de éstere s de colesterol inferior a 15%. A sua absorção é feita a mucosa intestinal, em conjunto com n os demais lipídeos, exigindo a sua emulsificação e incorporação em micelas, processo desempenhado pelos ácidos biliares.
Quais animais sobreviveram à era glacial?
Como são classificados os glicerídeos?
Como isolar uma garrafa térmica?
Como os horários citados no poema podem aparecer um relógio digital?
Como os seres vivos participam do ciclo do carbono e do ciclo do oxigênio?
Como os hábitos das pessoas podem causar impacto no meio ambiente?
Como era o tratamento aos idosos antigamente?
Quando e como foi criado o INPS?
Como os hormônios sabem onde agir *?
Qual seria a sua postura como profissional a um paciente em cuidados paliativos?
Como ir até a Ilha do Japonês?
O que marca a história da humanidade?
Como são transportados no sangue os hormônios solúveis em água e os hormônios solúveis em lipídios?
Como abafar o som do teto do quarto?