A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). O procedimento é feito para drenar ar do espaço em caso de colapso pulmonar (um quadro clínico denominado pneumotórax).
Para identificar a presença de água ou de outros líquidos no pulmão o médico deverá realizar o exame clínico (observar o indivíduo) e solicitar: Eletrocardiografia.
A confirmação do diagnóstico de água no pulmão é feito quando a pessoa, além dos sintomas característicos da condição, apresenta uma mancha borrada à volta do pulmão no exame de raio-X. Além do exame de raio-X e ausculta pulmonar e cardíaca, pode-se indicar a realização de eletrocardiograma, tomografia do tórax, dosagem de enzimas cardíacas, ...
Normalmente, os pacientes com água no pulmão precisam ser atendidos prontamente em função da falta de ar que sentem e também em função ao acúmulo de líquido nos pulmões. No atendimento, já é possível se perceber o alívio de alguns sintomas.
Pessoas com problemas cardíacos estão predispostas a desenvolverem o problema de água no pulmão e, portanto, devem se manter mais atentas à realização dos exames de rotina, evitando-se possíveis problemas de saúde.
Como fazer referência de um informativo do STF?
Quanto custa uma passagem de ônibus para Caldas Novas?
Como o mercúrio pode intoxicar os animais e os humanos?
Como jogar Among Us no navegador?
Quanto mais baixo for o pH mais ácido e o sangue e quanto mais alto for o pH mais básico e o sangue?
Como funciona o anticoncepcional Moliere 20?
Quais os benefícios do Kaloba?
Como jogar o jogo Among Us no celular?
Como tomar glucosamina condroitina MSM?
Quanto tempo tomar fluconazol para micose de unha?
Qual é o melhor horário para tomar GH?
Quais os procedimentos para aferir a pressão arterial?
Como tomar fluconazol para fungos?