O Óxido de Cálcio (CaO), mais conhecido comercialmente como cal, é um dos materiais de construção mais antigos do mundo. É obtido pela decomposição térmica (calcinação ou queima) de rochas calcárias moídas em diversos tipos de fornos, a uma temperatura média de 900°C.
Pela exposição ao ar úmido ou através de hidratadores ocorre a Pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores, ocorre a transformação da cal virgem em cal hidratada ou a “extinção” da cal. A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente exotérmica.
Segundo a Norma NP EN 459-1:2002, pode-se definir cal como um material abrangendo quaisquer formas físicas e químicas, sob as quais pode aparecer o óxido de cálcio (CaO), o óxido de magnésio (MgO) e ou hidróxidos de cálcio e magnésio (Ca(OH)2 e Mg(OH)2).
2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO: Classificaçãode perigo do produto químico e sistema de classificação utilizado: Substâncias cáustica que provoca a elevação da alcalinidade nos cursos de água. A cal hidratada, quando derramada, produz material em suspensão. Ingestão: A ingestão causa irritação no aparelho digestivo.
A carbonatação da cal, como é chamado seu processo de endurecimento, é a reação de hidróxido de cálcio com o anidrido carbônico, que pode ser descrita pela equação (1) envolvendo um ganho de masssa causado pela transformação do hidróxiodo em carbonato.
Sua inalação pode causar irritação das vias respiratórias. Sintomas podem incluir tosse e dificuldade na respiração. Pode causar bronquite química. Se ingerido causa irritação nas mucosas da boca, garganta, esôfago, estômago e intestino.
A cal hidratada é um dos principais elementos das argamassas porque promove uma série de benefícios para a edificação. Tem excelente poder aglomerante, assim como o cimento, que une para sempre os grãos de areia das argamassas.
A cal é uma substância química que pode causar irritação severa quando inalada ou ingerida. O trabalhador teve queimadura imediata na boca e no esôfago ao morder a bolinha e pediu socorro a outros funcionários, que o levaram para o hospital.
Produção de cal. Química. A produção de cal se dá a partir do calcário (CaCO3). Essa matéria prima é extraída, selecionada e moída. Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal).
Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal). O cal é produzido a uma temperatura de aproximadamente 850 °C.
A cal é utilizada na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura. Também tem emprego nas indústrias farmacêutica, cerâmica e metalúrgica. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez do solo. [1
Tanto a cal virgem, quanto a cal hidratada são amplamente utilizadas pelo homem. Suas aplicações vão desde a construção civil ao preparo de tintas alcalinas, construção de estradas, nas indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, na fabricação de aço e alumínio e em diversos processos químicos e industriais.
Como criar uma primary key no Oracle?
Quais foram as três capitais do Brasil?
Quais são os sentimentos que têm que expressa na música na música Asa Branca?
Quanto cobrar em um atendimento home care?
Como aumentar o óxido nítrico do corpo?
Como acessar o eSocial simplificado?
Como saber se meu cabelo precisa de Hidratacao nutrição e reconstrucao?
Qual o preço do maior diamante do mundo?
Como saber se a CST está correta?
Quais fatores influenciam na qualidade da água?
É obrigatório ter contabilidade?
Qual a diferença do SQL Standard e Enterprise?
Como manter o brilho do porcelanato polido?
Qual é o certo ele namora comigo ou ele me namora?