No caso da odontosecção para dentes pré-molares, é preciso realizar uma separação das raízes vestibular e lingual do dente alvo. O corte dever ser feito no sentido mesio-distal. Isso possibilita a separação das duas raízes, deixando-os como se fossem dois dentes unirradiculares, que serão removidos posteriormente.
Portanto, diminuindo-se o tamanho do dente em inclusão se reduzirá a extensão da ressecção óssea e, por conseguinte, o trauma operatório (3). A odontosecção é indicada para certos casos de inclusões difíceis, como certas inclusões horizontais (o eixo principal do dente incluso é horizontal.
Nas cirurgias de exodontias, você pode optar por realizar Técnica I (apenas fórceps), Técnica II (utilização de alavancas + fórceps opcional) e Técnica III (associação de odontosecção e/ou osteotomia).
Osteotomia: realizar corte no osso causando uma fratura, normalmente para promover alinhamento ósseo. Ostectomia: retirar um pedaço do osso, em caso de infecção, osso desvitalizado, tumor, biópsia, etc.
A técnica de Chompret consiste na compressão das duas paredes de um alvéolo dentário. ... Dessa maneira, o profissional da odontologia utiliza os dedos para pressionar a parede lingual e vestibular do alvéolo, logo após a remoção de um dente. O procedimento visa diminuir a espessura do alvéolo dentário.
Durante a exodontia de terceiros molares, muitas das vezes, faz-se necessário a ostectomia e odontosecção, para possibilitar a luxação e exérese desses elementos.
As indicações específicas são: uso simultâneo com a odontosecção, nos casos de dentes multirradiculares. ... dentes muito cariados (dificultam apreensão do fórceps) dentes com inclinação acentuada.
Os movimentos envolvidos no uso do fórceps são: Cunha: é a apreensão do dente, propriamente dita, permitindo que a parte ativa adentre o espaço periodontal, auxiliando na desinserção das fibras e na expansão óssea. Intrusão: é um dos movimentos mais importantes, sendo mantido constantemente até a avulsão dentária.
Como conduta clínica, normalmente é realizada a ulectomia, técnica cirúrgica, na qual consiste da exérese dos tecidos que revestem a face incisal/oclusal da coroa dentária de um dente não irrompido de forma a permitir a erupção do mesmo.
Cunha: é a apreensão do dente, propriamente dita, permitindo que a parte ativa adentre o espaço periodontal, auxiliando na desinserção das fibras e na expansão óssea. Intrusão: é um dos movimentos mais importantes, sendo mantido constantemente até a avulsão dentária.
Após a extração de um ou mais dentes deverão ser tomados os devidos cuidados para que a cicatrização ocorra normalmente, evitando complicações que podem culminar numa infecção após a extração de dente ( alveolite ), provocando dores bastante fortes. Assim, deverão ser tomados os seguintes cuidados após a extração de um dente:
O uso de aparelhos ortodônticos é um exemplo de remodelação dos ossos, neste caso, resultando na remodelação da arcada dentária. Os aparelhos exercem forças diferentes daquelas a que os dentes estão naturalmente submetidos. Nos pontos em que há pressão ocorre reabsorção óssea, enquanto no lado oposta há deposição de matriz.
Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias. A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar).
Qual o valor que aumenta na mensalidade da Unip?
Quando não pode comer frango no ano novo?
Como abrir um backup de Windows?
Como saber se o rolinho de jade e verdadeiro?
Como explicar a derrota dos Confederados na Guerra de Secessão?
Qual o valor que é considerado baixa renda?
Quais são as complicações tardias de uma fratura?
O que se pode fazer na Lua Nova?
Quantas semanas tem um trimestre?
Qual é o prefixo e sufixo de pedra?
Como saber se já está na hora de trocar o roteador?
Qual a diferença entre banana-da-terra e banana prata?
Qual é a televisão mais antiga do mundo?
Para quem foram escritos os evangelhos sinóticos?