Estando em termos, o juiz mandará citar a Fazenda Pública para opor embargos à execução. ... Diferentemente da execução por quantia certa, a fazenda pública não será intimada a pagar mas sim a apresentar sua defesa típica.
A história do cumprimento de sentença se desenvolveu em razão da sentença condenatória propriamente dita – aquela que condena o réu à uma prestação –, entretanto, essa interpretação estrita do instituto já não é mais aceitável.
Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver. [4]
Inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.” Portanto, são 15 dias para pagamento voluntário, este não ocorrendo dá-se mais 15 dias para apresentação de impugnação ao cumprimento de sentença.
A expressão cumprimento de sentença deve ser interpretada de forma genérica neste ponto. Para Humberto Theodoro Júnior, o Novo CPC não trouxe grandes inovações em comparação ao anterior, tão somente proporcionou à matéria um melhor tratamento sistemático, distribuindo-a em vários Capítulos:
Qual é o melhor hidratante para dermatite atópica?
Como tomar Tribulus de 1000 mg?
O que passar na pele depois do peeling?
Quanto tempo posso tomar dienogeste?
Para que serve chá de Anis-estrelado emagrece?
Para que serve Amoxicilina 400?
Qual o melhor hidratante para quem tem diabetes?
Como usar mel e açúcar no cabelo?
O que passar na cadeira gamer de couro?
Qual a melhor hidratação para cabelo cacheado ressecado?
Qual a droga mais difícil de largar?
Como hidratar madeira de deck?
Como hidratar cabelo com permanente?
O que podemos destacar da morfologia litorânea?
O que é uma política de estoque?
Como podemos descrever um produto que possui combustão espontânea?