Quais são os cuidados que se deve ter com a cicatrização e com as cicatrizes? É preciso hidratar a pele com cremes hidratantes. Isso diminui o prurido provocado pela cicatrização dos tecidos. Se a coceira for muito intensa, pode-se prescrever anti-histamínicos ou mesmo um corticoide de baixa potência.
No tratamento pós-cirúrgico, os médicos recomendam o uso do adesivo de silicone após a retirada dos pontos, quando a pele já estiver cicatrizada, jamais deve-se aplicar em feridas expostas ou em tecido com processo inflamatório. A indicação do produto é de uso contínuo, retirando apenas para tomar banho.
Aqui vão algumas dicas fundamentais!
As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.
Cicatriz Ardendo No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.
A massagem terapêutica normalmente é feita com óleo de amêndoa ou creme hidratante cremoso.
O uso tópico de pomadas e géis tem a função de atenuar os efeitos cicatriciais hipertróficos. Cada médico tem sua rotina pós cirúrgica. Normalmente seu uso se dá após 20-40 dias da cirurgia e se tudo tiver ocorrendo normalmente.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
Conheça algumas opções de tratamento:
A superfície recém-cicatrizada não tolera arranhaduras que podem inclusive romper os pontos da sutura. A massagem feita durante a hidratação favorece a ruptura das traves cicatriciais que poderiam favorecer o surgimento de aderências num plano irregular na superfície da cicatriz.
Não há uma forma 100% eficaz de remover uma cicatriz, mas existem diversos tipos de tratamentos disponíveis que podem ajudar a suavizar a marca e cabe a você e ao seu dermatologista avaliar qual é a melhor estratégia com base no seu tipo de pele e nas características da cicatriz.
Em virtude da maior vitalidade dos tecidos, a cicatrização se faz de forma mais rápida nas pessoas mais jovens que nas mais idosas, embora quanto mais jovem for a pessoa, pior será o aspecto da cicatriz e quanto mais idosa, melhor. Além disso, a aparência da cicatriz depende também da localização, da natureza do trauma e da profundidade da lesão.
Uma alimentação saudável é muito importante para promover uma boa cicatrização. O consumo de alimentos açucarados, por exemplo, pode piorar o processo de cura e fazer com que a cicatriz formada seja pior do que seria com uma dieta mais equilibrada.
Como fazer assinatura anual Amazon Prime?
Como ativar Amazon Prime Music?
Qual é o objetivo do plano diretor?
Como funciona o Programa Jovem Aprendiz do CIEE?
Quanto tempo o Procon leva para resolver um problema?
Como me cadastrar no Programa Brasil Sorridente?
O que é preciso para entrar na IFPB?
Quantos assentamentos do MST existem no Brasil?
O que é financiamento importação?
Qual a relação entre id ego e superego?
Como o marido deve tratar a esposa?