Como Platão explica o mito do amor?

Pergunta de Bernardo Silva em 23-09-2022
(58 votos)


Como Platão explica o mito do amor?

Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.

O que era o amor para Aristófanes?

O amor de Aristófanes é o “desejo e a procura do todo”, a procura da unidade. É o amor além da união sexual, um amor de alma, um amor que não admite distâncias, que quer ficar junto, pela vida fora.

Como surgiu a alma gêmea?

Na verdade, o mito da alma gêmea foi criado por Platão que em seu livro O Banquete tenta definir o que é o amor. E nessa busca, muitos convidados de uma festa, cada um por vez, faz um elogio ao deus Eros (deus do amor). ... Ele faz um discurso belo e que se imortalizou como a teoria da alma gêmea.



O que é o Eros e qual a sua função na ética platônica?

Fedro afirma que Eros é um grande deus primitivo. ... Pausânias distingue dois Eros relacionados com Afrodite: o celestial e o popular. O primeiro, o amor platônico, essencialmente masculino e, o segundo, busca o prazer nos corpos. Erixímaco, médico, fala de Eros como o princípio universal de harmonia e de saúde.

Como Platão traz a ideia de eros para pensar o amor?

Por ela, Platão argumenta que o eros é inicialmente sentido por uma pessoa, mas, com a contemplação, pode se tornar uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo uma apreciação da própria beleza no sentido ideal. Como Platão expressa, o eros pode ajudar a alma a "lembrar" a beleza em sua forma pura.

Por que Platão usa o recurso do mito?

Platão recorre ao mito em vários diálogos, para tratar de problemas cruciais de sua filosofia. Diante da sistemática confiança que ele deposita no método dialético, não é sem propósito perguntar para que servem os mitos platônicos e com que objetivo o filósofo os utilisa.



Quais os dois discursos de Fedro sobre o amor?

No Fedro, o amor é explorado através dos discursos de Lísias e Sócrates, sendo discutido o aspecto paradoxal do eros, que tanto pode oferecer bem aventuranças aos amantes, quanto pode desgraçá-los. O diálogo também expõe o uso da linguagem aliada à verdade e a sabedoria como uma das formas de amor.

Como as almas gêmeas se reconhecem?

Vocês confiam um no outro, sentem-se autoconfiantes e à vontade um com o outro, seguros para discutir assuntos delicados de maneira madura." "As almas gêmeas reconhecem que são duas partes do mesmo todo, e nenhuma influência ou questão externa é capaz de romper esse vínculo", Harra comentou.



Outras questões

O que é a conservação da natureza?

Quantos anos Noé da Bíblia viveu?

Quais são os tipos de responsabilidade do Estado?

Com quanto de felicidade o riolu evolui?

O que é miopia grave?

Quais os tipos de memória explícita?

Com quantos meses os bebês começam a sentar?

Como construir KPIs?

O que é um título de domínio?

O que é espaço virtual?

Quanto à dependência de outro crime para existir?

O que faz o STF e o STJ?

O que é rede hidrográfica?

Quanto tempo de viagem de portugal para o brasil?

Quantos dias a CPFL demora para ligar energia?

Qual o modelo ideal de biquíni para quem tem quadril largo?

Qual a cidade litorânea de Santa Catarina que faz divisa com o litoral Paranaense?

Quanto dorme um bebe de 3 meses?

Quanto custa um sistema de airbag?

Como solicitar o desconto no ITBI?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com