Como é feita a escolha do tutor?

Pergunta de Raquel Tavares de Tavares em 30-05-2022
(58 votos)

A forma de nomeação de tutor pelos pais é através de um testamento ou documento autêntico (com firma reconhecida). Pode ser designada também outra pessoa para fiscalizar, chamada de protutora ....

Como faço para nomear um tutor?

Para que se nomeie um tutor compete aos pais fazerem isso. E de acordo com os artigos 1.728 a 1.734 do Código Civil, a nomeação deve ser feita mediante testamento ou qualquer outro documento autêntico, como escritura pública declaratória de nomeação de tutor ou instrumento particular com firma reconhecida.


Quem nomeia um tutor?

O direito de nomear tutor compete aos pais, em conjunto. A nomeação deve constar de testamento ou outro documento autêntico. É nula a nomeação de tutor pelo pai ou pela mãe que, ao tempo de sua morte, não tinha o poder familiar.

O que é preciso para ser tutor de alguém?

O tutor pode ser os avós, os irmãos, os tios, ou qualquer outra pessoa próxima da criança ou do adolescente, observando essa ordem, levando em conta a vontade da criança ou do adolescente. O tutor deve ser uma pessoa idônia, para assumir todos os direitos legais do tutelado.

Pode ser nomeado mais de um tutor?

O artigo 411 do Código Civil afirma que se mais de um tutor foi nomeado em disposição testamentária, entende-se que a tutela foi atribuída ao primeiro, e os outros irão suceder pela ordem de nomeação, no caso de morte, incapacidade, escusa, ou outro impedimento legal.

Tutoria: A escolha do Tutor


22 curiosidades que você vai gostar

O que é preciso para ser tutor de uma criança?

A tutela, quando solicitada por parentes biológicos ou tutor nomeado pelos pais, deverá ser proposta no Fórum da localidade de residência do menor. A tutela poderá ser conferida a um único tutor ou poderá ocorrer nomeação conjunta, quando ambos os cônjuges ou companheiros pretenderem se responsabilizar pelo menor.

Quem pode pedir tutela de menor?

Quando da falta de tutor nomeado pelos pais, segundo previsão do artigo 1.731 do CC, a tutela cabe aos parentes consanguíneos do menor, sendo primeiro os ascendentes, de grau mais próximo ao mais remoto, os colaterais até o terceiro grau, também do grau mais próximo ao mais remoto, e, por fim, os de mesmo grau, dos ...

O que precisa para passar a tutela?

Assim, para que a tutela seja concedida, tanto o pai quanto a mãe da criança já devem ser falecidos, ou a autoridade parental deve ter sido retirada de ambos. Não é possível obter a tutela de uma criança quando um dos pais ainda exercer a autoridade parental em relação a ela.

O que um tutor não pode fazer?

Ainda com autorização judicial, não pode o tutor, sob pena de nulidade: · Adquirir por si, ou por pessoa interposta, mediante contrato particular, bens moveis ou imóveis pertencentes ao menor; · Dispor dos bens do menor a título gratuito; · Constituir-se cessionário de crédito ou de direito, contra o menor.



Outras questões

Como transformar uma fração própria em número misto?

Como limpar contencao fixa?

Tem como colocar número fixo no celular?

Como montar um cardápio de petiscos?

Como testar Alto-falante Windows?

Como passar de polar para retangular?

O que colocar na marmita congelada?

Como acender o LED no Tinkercad?

Como testar a saúde do processador?

Onde estão os centros de distribuição do mercado livre?

Como transformar uma imagem em áudio?

Como fazer um currículo perfeito para 2020?

Como testar cartão SD no PC?

Como fazer um currículo para vaga de Agente de aeroporto?

Como fazer teste de memória RAM Windows 7?

Como fazer o sabão em pedra virar sabão líquido?

O que colocar no objetivo do currículo de fisioterapia?

Como transformar verde em outra cor?

Como se monta um cubo mágico que se desmontou passo a passo?

Como representar o ar em um altar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com