Como é feita a distribuição do ICMS?

Pergunta de Lorena Lara Paiva em 27-05-2022
(12 votos)

Constitucionalmente, os municípios têm direito a 25% do total do ICMS arrecadado pelo Estado, e deste, três quartos (¾), no mínimo, devem ser distribuídos na proporção do Valor Adicionado pelas operações e prestações realizadas em seus territórios, e um quarto (¼), no máximo, de acordo com o que dispuser a Lei Estadual ...

Quanto do ICMS é repassado para o governo federal?

A Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, estabelece em seu artigo 158, inciso IV que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertence aos Municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º), devem ser repassados de acordo com os Índices ...


Quais os critérios estabelecidos para a distribuição dos recursos do ICMS aos municípios?

a) três quartos (75%), no mínimo, na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços realizadas em seus territórios; b) até um quarto (25%), de acordo com o que dispuser lei estadual ou, no caso dos territórios, lei federal.

O que é feito com o ICMS arrecadado?

A manutenção de quartéis, delegacias, pagamento de remuneração, contas, combustível, viaturas e outros investimentos são feitos a partir do valor arrecadado.

Onde o ICMS é investido?

O ICMS é fundamental para a receita dos estados e municípios, pois o valor arrecadado é investido em serviços essenciais como segurança, saúde e educação. Apenas em 2019, mais de R$ 30 Bi foram repassados pelo Governo de SP aos municípios.

Como funciona o ICMS


20 curiosidades que você vai gostar

Em qual área o ICMS está sendo usado?

O imposto incide sobre alimentos, eletrodomésticos, bebidas, roupas, serviços de transporte, combustíveis, dentre outros. O tributo é pago tanto por pessoas físicas (população) quanto jurídicas (empresas) sobre o valor final de uma mercadoria.

Quem define o valor do ICMS?

Instituição do imposto. O campo de incidência do ICMS é definido, na origem, pela própria Constituição Federal, em seu Art. 155. A Constituição atribuiu competência tributária aos estados para criação de lei geral sobre o ICMS, ao qual se concretizou por meio da Lei Complementar 87/1996, chamada "Lei Kandir".

Para que o governo usa o ICMS?

Prestação de serviço no exterior; Serviços de telecomunicação; Transporte entre municípios ou estados brasileiros (bens, pessoas ou valores).

Como é feito o repasse do ICMS aos municípios?

Constitucionalmente, os municípios têm direito a 25% do total do ICMS arrecadado pelo Estado, e deste, três quartos (¾), no mínimo, devem ser distribuídos na proporção do Valor Adicionado pelas operações e prestações realizadas em seus territórios, e um quarto (¼), no máximo, de acordo com o que dispuser a Lei Estadual ...



Outras questões

Quantas pedras de crack uma pessoa usa por dia?

Quando foi criado o Tarot de Marselha?

Como é que respiramos?

Qual o símbolo da fortuna?

Quanto custa transferência de veículo 2022?

O que significa Todoroki em português?

Qual a diferença entre anatocismo é juros compostos?

Qual a diferença entre cristãos e ortodoxos?

Qual o macho da abelha rainha?

O que é psoríase nervosa?

Onde fica a pasta oculta do Google?

Quais as hipóteses de suspensão e exclusão da inscrição profissional?

Como mudar tamanho das margens no Libre Office?

Como ser um bom encarregado de Estoque?

Em quais âmbitos a desigualdade social pode se manifestar?

O que é um lado paralelo?

Qual combustível prejudica menos o motor?

Quem sabe Libras e bilíngue?

Qual o principal foco da Teoria Neoclássica?

Quais Operações podemos realizar com monômios e polinômios?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com