O artigo 179 do Código Civil dispõe o seguinte: “Quando a lei dispuser que determinado ato é anulável, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação, será este de dois anos, a contar da data da conclusão do ato”.
Logo, independentemente da data da ocorrência do fato gerador, a contagem do prazo decadencial se inicia no primeiro dia útil do ano seguinte. Veja-se: Art. 173.
A contagem de prazos materiais deve ser feita em dias corridos. Por isso, não se suspendem, interrompem ou prorrogam em dias não-úteis. Para fazer esta afirmação, nos baseamos no art. 219 do Novo Código de Processo Civil.
Ressaltou-se, ainda, que o prazo decadencial para oferecimento de queixa-crime é de seis meses, independentemente do número de dias de cada mês, já que a contagem dá-se pelo número de meses.
Embora a Constituição não tenha fixado um prazo para que o Mandado de Segurança possa ser impetrado, historicamente, a legislação sempre fixou o prazo de 120 (cento e vinte) dias “contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado” (art. 23 da Lei 12.016/09, atual lei do Mandado de Segurança).
Dessa forma, o prazo de dois anos é aplicado tendo como termo inicial a conclusão do ato, mas somente quando houver omissão quanto ao lapso temporal. Flávio Tartuce (2020)⁵ argumenta que para o caso em questão da Súmula nº 494 do Supremo Tribunal Federal, o prazo de decadência de dois anos, contados da celebração do ato, deve ser aplicado.
No entanto, segundo o autor, esses parâmetros de início da contagem do prazo prescricional – a partir da violação do direito subjetivo – vêm sendo contestados jurisprudencialmente]
Com relação ao Termo Final mencionado no Comentário de Pedro Neto, pelo texto expresso do art. 132, do CC, o primeiro dia se exclui da contagem. Sendo assim, se o termo inicial do primeiro exemplo é 09, o termo final não poderá ser 12/03, pois assim estar-se-ia excluindo o dia final, contrariando o mesmo artigo.
Olá queridos leitores, hoje falaremos como funciona a Decadência e Prescrição de acordo com o CDC. Inicialmente ressalta-se que o exercício de um direito não pode ficar pendente, uma vez que geraria uma instabilidade social. Assim, a ordem pública estabelece que o exercício dos direitos por seu titular seja realizado num determinado período.
Qual o melhor banco digital para guardar dinheiro 2021?
O que é gravidez de alto risco?
O que é apropriação cultural artigo?
Quais as principais características da dança carimbó?
Como somar linhas ou colunas rapidamente Excel?
Quando o empregado pode pedir equiparação salarial?
Qual o cachê da cantora Shirley Carvalhaes?
Quais profissões atualmente estão em alta no mercado de trabalho brasileiro?
Quanto posso comer de chocolate 70?
Que tipo de rosto os homens gostam?
Como funciona a velocidade da luz?
O que fazer para aprender e não esquecer?
O que não pode fazer após botox?
Quem trabalha 6x1 pode trabalhar 7 dias seguidos?
Quais são os três princípios básicos que apoiam o desenvolvimento sustentável?