A urina do gato é coletada através da punção por agulha diretamente na bexiga do animal. É considerada uma coleta mais segura do que aquela feita por sonda, já que micro-organismos presentes na uretra podem contaminar o líquido.
Deve-se colher amostra fresca, não exposta ao sol e acondicionar o material em coletor universal. Amostras líquidas podem ser recolhidas com auxílio de uma seringa e posteriormente transferidas para o coletor. Conservar amostra refrigerada (geladeira: 2 a 8 ºC) e encaminhar amostra sob refrigeração em até 24 horas.
Como cuidar da infecção urinária em gatos Após o diagnóstico de infecção urinária e identificação de tipo e causa do problema, o veterinário orientará os cuidados com alimentação, consumo de água e medicamentos necessários. Em geral, o tratamento dessa doença é feito com antibióticos e mudança na alimentação do gato.
Recolher amostra fecal sem exposição ao sol; Acondicionar em coletor universal; Fezes líquidas podem ser coletadas com seringa e transferidas para coletor universal; Quantidade necessária: 20 gramas (tamanho de uma pedra de gelo); Conservar amostra refrigerada (geladeira: 2 a 8 ºC) e encaminhar amostra sob refrigeração ...
O exame de urina é dividido em três etapas:
Como é feito: por meio de amostra de sangue venoso, geralmente coletado das veias jugulares (no pescoço), cefálicas (na pata da frente) ou safena (na pata de trás). Para esse tipo de exame clínico veterinário, é recomendado jejum prévio de 8 a 12 horas.
Massagem prepucial ou vaginal: utiliza-se água morna para induzir a micção. É utilizado em eqüinos e bovinos.
A infecção urinária em gatos, também conhecida como obstrução do trato urinário, é um problema mais comum do que se pensa. Ela é uma doença que geralmente acontece devido à baixa ingestão de água desses animais, mas que também pode estar atrelada a outros fatores, que variam desde causas bacterianas a fúngicas.
De modo geral, os sinais da infecção urinária em gatos são os mais diversos. E, quanto antes a doença for descoberta mais fácil será o tratamento. Para evitar que o problema afete outros órgão, fique atento aos sinais abaixo:
Por que o meu gato tem uma infecção? As infecções, obstruções e inflamações urinárias ocorrem devida à presença ou não de sangue ou outros agentes estranhos no trato urinário. Estas condições podem ser causadas por muitos fatores e/ou por sua vez ser a manifestação de uma doença no organismo do animal. Algumas das causas podem ser as seguintes:
Como referimos antes, estas condições afetam a bexiga e a uretra do felino, e podem ocorrer em gatos de qualquer idade mas, sobretudo em animais de idade adulta que sofrem de obesidade, que estão em espaços muito reduzidos ou que emocionalmente sofrem de muitos sobressaltos e poucos momentos de tranquilidade.
A água é fundamental para limpar e depurar o organismo. Deverá educar e habituar o seu gato a ingerir sempre água.
Como ocorreu o desenvolvimento das técnicas agrícolas?
Como saber se um número é múltiplo de 9?
Como foi a formação dos Estados modernos?
Como ocorreu o desenvolvimento da notação musical?
Como ocorreu a formação do Brasil a partir 1500?
Como surgiu a psicofarmacologia?
Como ocorreu a colonização da Colômbia?
Como surgiu a química no Brasil?
Como ocorreu o processo de ocupação e integração da região Centro-oeste?
Como foi o desenvolvimento da linguagem humana?
Como foi a evolução agrícola no país?
Como foi o experimento de Michael Faraday?
Como ocorreu o desenvolvimento nas aldeias?
Como os elementos químicos podem contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias?
O que é a ISO 14000 e qual sua importância para a gestão ambiental?
O que é um elemento químico e como ele é representado?