Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. ... Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.
A exclusão social é o processo por meio do qual os indivíduos pertencentes a determinados grupos são impedidos de acessar os bens e serviços que lhes possibilitam exercer plenamente seus direitos.
Portanto, são excluídas as pessoas que não têm acesso a seus Direitos Fundamentais, pessoas que não podem se alimentar, não pode ter um lar, não recebe oportunidade de acesso à educação e não podem fazer jus a todas as garantias que lhes são conferidas pela Constituição Brasileira.
A exclusão social concretiza-se na segregação ao acesso a direitos básicos para certos grupos ou indivíduos de uma sociedade. A ideia de exclusão social é geralmente usada em referência a uma forma específica de desigualdade.
Exercer a cidadania é ser cidadão; ou seja, participar da sociedade. Se existe preconceito, exclusão ,esses fatos prejudicam a pessoa em questão,pois essas dificuldades impedem que elas participem da sociedade.
Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.
“Esses direitos ainda não são uma concretude na vida de cada pessoa, e o Brasil não os realiza como deve. Numa sociedade desigual, onde direitos de todos não são alcançados por todos, quem alcança é um privilegiado. É uma população branca, urbana, que está em grande parte no Sudeste do país”, analisa.
Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada no começo de abril de 2018, 66% dos brasileiros acreditam que os direitos humanos protegem mais os bandidos do que as vítimas. Na região Norte, por exemplo, essa percepção alcança 79%.
“Há uma necessidade urgente de fazer com que o tema seja debatido a fundo e com que seja reforçado o compromisso do Estado brasileiro com os direitos humanos”, ressalta. Werneck acredita que os direitos humanos estão sendo contemplados nas candidaturas atuais. “Grupos estão abordando o direito à vida segura, livre de violência.
Segundo o levantamento do Ipsos, 54% dos brasileiros concordam com a frase “os direitos humanos não defendem pessoas como eu”. Para Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, o falho acesso aos direitos humanos gera uma distorção em seu conceito básico de universalização.
Que sacrifícios eram realizados pelos incas?
O que os italianos pensam dos brasileiros?
Como limpar piso antiderrapante amadeirado?
O que acontece se tomar água com bicarbonato?
O que fazer deu bolha no meu piso laminado?
Quais são as atividades privativas do técnico de enfermagem?
Quantos dias Cobavital dá sono?
Quanto tempo demora para regularizar um imóvel?
Como saber se estou com infecção generalizada?
Quanto custa uma pedra de porcelanato?
Quem trabalha com insalubridade?
Como saber se a relação não tem futuro?
Quanto é um celular na Venezuela?
Qual o valor da isenção do IPI para deficientes?
Como saber se tenho algum trauma de infância?