Como é feito o exame Papanicolau?
A coleta do material deve ser realizada no ectocérvice e no endocérvice em lâmina única. A junção escamo-colunar (JEC) é a região do colo onde incidem preferencialmente as doenças de natureza pré-maligna e maligna. A representação celular da JEC assegura que a amostra é representativa.
Este é um exame preventivo realizado em conjunto com papanicolau, que consiste na avaliação do colo uterino e das paredes vaginais usando lentes de aumento.
Solicitamos a entrega do material com no máximo 2 dias da data de coleta. O material não deve ser armazenado em geladeira e deve estar dentro do frasco específico coberto completamente pelo líquido de conservação, ou com fixador apropriado na lamina.
Esse exame é a principal estratégia para prevenção e/ou diagnostico precoce da neoplasia maligna do colo de útero. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.
É semelhante ao exame ginecológico, porém é utilizado microscópio e algumas soluções para sua realização. Pode ser realizado em conjunto com o Papanicolau ou a paciente é encaminhada, num segundo momento, para realização da colposcopia, dependendo do resultado do exame de papanicolau.
Ao contrário do que algumas mulheres pensam, a laqueadura não afeta o ciclo menstrual. O procedimento pode ser feito em qualquer momento, mas geralmente ele é feito logo após o parto natural ou uma cesariana e não pode ser revertido.
O exame de Papanicolau tem como objetivo realizar um rastreamento a fim de detectar o câncer de colo de útero ainda na forma de lesões precursoras, quando podem ser detectadas e tratadas adequadamente, impedindo a progressão para o câncer.
O rastreio é feito de maneira oportunista por meio do exame Papanicolau. Através de um rastreio eficiente é possível reduzir significativamente a ocorrência de novos casos. Desde que as lesões iniciais da doença, sejam tratadas adequadamente.
Embora a cirurgia seja simples, segundo a lei 9.263/96, que trata do planejamento familiar, somente mulheres com mais de 25 anos ou com dois filhos vivos podem realizar a laqueadura no SUS (Sistema Único de Saúde). A mesma regra vale para o sistema privado. Se a mulher for casada, precisa de uma autorização do cônjuge para realizar a cirurgia.
Quantos versos tem o poema O bom aluno?
O que é uma cicatrização por segunda intenção?
Como saber a duração de um curso em horas?
Como é o crescimento de um tumor maligno?
Quantas calorias tem uma fatia de morango?
Qual melhor defesa pessoal para mulher?
O que quer dizer uma mulher escrota?
Como saber se a lesão medular e completa ou incompleta?
Qual a estrutura de um portfólio acadêmico?
Quem não tem vesícula pode tomar vitamina D?
Quais são os benefícios do fordismo?
Quem matou Fred Andrews em Riverdale?
Onde os ricos vão em São Paulo?
Qual a função do laser vermelho?