A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada pelos vários gânglios linfáticos (também conhecidos como linfonodos ou nódulos linfáticos) que existem ao longo da cadeia linfática, após o que é lançada de volta no sangue , desembocando nas grandes veias torácicas.
A circulação sanguínea desemboca no sistema linfático. Através do sistema linfático o oxigênio e os nutrientes, hormônios, etc chegam as células destino. O sistema sanguíneo não entra em contato direto com as células destino, necessitando do sistema linfático para isso.
Quando ficamos doentes, é comum que os linfonodos aumentem de tamanho, formando as popularmente conhecidas ínguas. Esse inchaço ocorre em virtude de: a) um aumento de linfa no interior dos linfonodos.
O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.
Os detalhes do sistema linfático. Cerca de 10% do plasma, a fração transparente do sangue, escapa dos vasos sanguíneos. Ele vai parar em meio às células, mas é captado depois pelos capilares, vasos fininhos que ficam em contato direto com o meio celular. Nesse líquido se encontram pedaços de vírus e bactérias e detritos do nosso ...
O líquido “purificado” pelo sistema linfático é devolvido ao sangue. Cerca de 10% do plasma, a fração transparente do sangue, escapa dos vasos sanguíneos. Ele vai parar em meio às células, mas é captado depois pelos capilares, vasos fininhos que ficam em contato direto com o meio celular.
Eles produzem linfócitos, os quais penetram na circulação principalmente através dos vasos linfáticos e existe um apreciável número deles na linfa do duto torácico. As tonsilas e o baço são órgãos que também pertencem ao sistema linfático, pois produzem linfócitos e participam dos mecanismos de imunidade do organismo.
A movimentação da linfa ocorre graças às forças externas que agem sobre as paredes dos vasos, como a ação massageadora dos músculos esqueléticos. Entre cada valva dos vasos linfáticos, é possível perceber um dilatação, e, como existem várias valvas nessas estruturas, o vaso linfático adquire um aspecto de colar de contas. Não pare agora...
Quantos agachamentos por dia para engrossar as pernas?
Quantas calorias queimam 1000 abdominais?
Qual o conceito de receita pública?
Quanto ganha um iniciante no YouTube?
Como é o comportamento de uma pessoa com transtorno de personalidade?
Quando começa a contar o prazo da intimação pessoal?
Quais foram as facções judaicas rebeldes do cerco de Jerusalém?
O que faz um perito criminal veterinário?
Como me organizar para estudar todas as matérias?
Qual a finalidade da justificação prévia da posse?
Quais são os signos que sofrem por amor?
Pode abreviar o primeiro nome Maria?
Como imprimir o licenciamento 2021 São Paulo?
Pode colocar travesseiro na máquina de secar?
Quais os meios para o transporte do paciente?