A circulação extracorpórea é um procedimento que consiste na substituição temporária do coração e pulmões por uma máquina chamada “pulmão-coração artificial”, a qual passa então a exercer provisoriamente as funções daqueles órgãos, que ficam inoperantes durante complexas cirurgias cardíacas, por exemplo.
Objetivamente, CEC é um dispositivo artificial pelo qual a circulação de sangue do paciente é total ou parcialmente transportada para fora do organismo. Passa por tubos e órgãos artificiais, sendo depois devolvido ao corpo do paciente.
Uma das complicações mais frequentes é o desenvolvimento de uma inflamação sistêmica, no qual o corpo responde com células de sangue para combater uma infecção.
Definimos por circulação artificial a compressão torácica externa. Quando realizada a avaliação primária, a abordagem busca sinais, entre estes, a frequência cardíaca denota a parada cardíaca.
Para a realização de diferentes tipos de cirurgia cardíaca, a circulação extracorpórea (CEC) ainda é um procedimento muito utilizado cuja finalidade é propiciar um campo cirúrgico limpo, preservar as características funcionais do coração e oferecer segurança à equipe cirúrgica (1).
Perfusão: [Do lat. perfusione.] S.f. – Passagem artificial de líquido através dum órgão.
Pacientes do grupo da CEC apresentaram mais alto índice de insuficiência renal, requerendo hemodiálise (22.1% vs 8.2%, p=0.028) e um tempo de terapia intensive mais prolongada do que o grupo da ECMO ( 21.9 dias vs 15.1 dias, p=0.06). ... As transfusões de plaquetas foram menos exigidas no grupo da ECMO (4U vs 8U, p=0.08).
A ECMO pode ser entendida, de maneira restrita, como um análogo à máquina de circulação extracorpórea (CEC) que é utilizada durante a cirurgia cardiovascular, mas que pode ser utilizada a longo prazo, fornecendo suporte respiratório e/ou cardíaco ao paciente.
Componentes do circuito de circulação extracorpórea
Alterações Renais Nos primeiros instantes da CEC é comum o quadro de hipotensão devido uma multiplicidade de fatores como: a redução do fluxo de perfusão, a hemodiluição com redução da viscosidade do sangue, e o aumento do vasodilatador bradicinina.
Embora seja uma técnica muito utilizada, relativamente simples e com muitos benefícios para a cirurgia cardíaca, a circulação extracorpórea pode provocar algumas complicações. Uma das complicações mais frequentes é o desenvolvimento de uma inflamação sistêmica, no qual o corpo responde com células de sangue para combater uma infecção.
Ela é utilizada em mais de 80% das cirurgias cardíacas, podendo também ser empregada em cirurgias intracardíacas, transplantes ou quimioterapias isoladas de membro. O profissional habilitado a operar a máquina de Circulação Extracorpórea é denominado de Perfusionista .
1 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração. 2 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
Esse procedimento tem por finalidade assumir a função temporária do coração e pulmão quando o paciente passa por um processo cirúrgico cardíaco. Assim, um conjunto de máquinas, aparelhos e circuitos mantém a circulação do sangue ativo, enquanto esses órgãos ficam excluídos da circulação.
São exemplos de seres heterótrofos?
O que fazer para não passar mal na viagem?
Como calcular a capacidade do capacitor?
Como se preparar para o exame de curva glicêmica?
Quais são os requisitos para pagar meia no cinema?
Como eu faço pra dar positivo em um teste de gravidez?
Qual a importância da vigilância epidemiológica na prevenção de doenças?
Como funciona o Mini envio dos Correios?
Como saber se meu benefício foi deferido?
Quanto tempo leva para o Glicopan Gold fazer efeito?
Qual dos números abaixo e múltiplo de 4?
O que significa quando a mulher menstrua 3 vezes no mês?
Como saudar a banca examinadora?