A aspiração pode ser realizada de três tipos diferentes: pela boca (orotraqueal), pelo nariz (nasotraqueal) ou pela entrada de traqueostomia (endotraqueal). Reconhecer corretamente o tipo a ser feito é determinante para o sucesso da etapa.
Indicada para pacientes impossibilitados de eliminar as secreções, entubados ou traqueostomizados, a sonda de aspiração traqueal retira a secreção traqueobrônquica e orofaríngea através de uma sonda hospitalar ligada a um aparelho de sucção manual ou de máquina elétrica.
A aspiração é a aplicação de sucção no trato respiratório do paciente para ajuda-lo a remover secreções líquidas das vias aéreas superiores ou inferiores, quando o paciente não tem condições de remover independentemente essas secreções (ATKINSON/MURRAY.
Existem basicamente três tipos de aspiração: naso- traqueal, orotraqueal e endotraqueal.
Durante a aspiração, deve-se pinçar a sonda no momento de introduzi-la na traqueostomia ou vias aéreas, sem fazer sucção até a introdução do cateter na altura desejada2, em seguida soltar o látex e retirar a sonda, succionando as secreções com movimentos rotacionais1,3,4,5, para evitar danos à parede traqueal e reduzir ...
Em caso de paciente considerado grave, com iminente risco de morte, este procedimento, no âmbito da equipe de enfermagem, é de competência do enfermeiro, salvo em situações que configurem caráter de urgência ou emergência.
ORIENT P Aspiração 2 »Se for possível não precisar aspirar ! a cânula de traqueostomia é muito melhor do que ficar aspirando a cada hora.
A aspiração pode ser realizada de três tipos diferentes: pela boca (orotraqueal), pelo nariz (nasotraqueal) ou pela entrada de traqueostomia (endotraqueal). Reconhecer corretamente o tipo a ser feito é determinante para o sucesso da etapa. O profissional identifica, de acordo com as características do paciente, qual é a abordagem mais indicada.
A prescrição da aspiração deve ser sempre realizada pelo médico ou enfermeiro responsável e o procedimento pode ser executado pelo médico, enfermeiro, bem como técnico de enfermagem, fisioterapeuta respiratório ou por acadêmicos de enfermagem, nesse caso, sempre com supervisão.
Este procedimento descreve como realizar a aspiração de vias aéreas (vias nasal e oral) em nível faríngeo no paciente com ou sem via aérea artificial e em nível traqueal no paciente em respiração espontânea.
Quando usar laser na fisioterapia?
Quais são as contribuições para a industrialização brasileira do governo de Getúlio Vargas?
Como saber se a caixa de direção está com problema?
Como passar leite de magnésia no rosto?
Como usar o emulador de Super Nintendo no Android?
Como usar o vaporizador para limpar sofá?
Pode tomar leite de soja todos os dias?
Qual o telefone do Smiles da Gol?
Qual sua opinião sobre a geração de eletricidade a partir de usinas nucleares?
Como fazer uma ligação pelo Google?
Como voltar com a barra de comandos do AutoCAD?
Como ligar para o exterior Vivo?