O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessália, Epiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Cíclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul.
A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.
Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.
Olá, A Grécia Antiga era divida em cidades-estado independentes, sendo que havia uma polarização do poder entre as cidades-estado de Esparta e de Atenas, onde os modelos espartanos pregavam a aristocracia (uma monarquia) enquanto que os atenienses pregavam o modelo da democracia.
A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...
Períodos Históricos da Grécia Antiga
Os aqueus foram os primeiros povos indo-europeus a entrarem na Grécia. A estabelecimento deste povo ocorreu entre 2.000 a.C. e 1.700 a.C. Os aqueus se estabeleceram, principalmente, na ilha de Creta. Os genos foram as primeiras organizações sociais, econômicas e políticas da Grécia Antiga.
1 COMO SURGIRAM AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA GRÉCIA ANTIGA? Na ilha de Creta (sul do mar Egeu), mais ou menos no ano 3000 a.C., teria nascido e florescido a primeira grande civilização da Grécia Antiga, Creta, sendo esta civilização bastante ligada à vida no mar (por ser uma ilha).
A identidade entre os gregos e para os gregos se configura no contato entre eles próprios e entre os outros, os bárbaros, conceito que por sua vez tem sua historicidade. Para os gregos a noção de barbaroi é inicialmente lingüística, aqueles que não falam grego.
É o período da história da Grécia que se estende do século XX a.C. até o século II a.C., quando a região da Grécia Antiga foi conquistada por Roma.
A localização da Grécia Antiga Situada no sul da Europa, em um território com o solo pouco fértil e predominantemente montanhoso, a história da Grécia Antiga aconteceu na Península Balcânica, estendendo-se até as Ilhas do Mar Egeu (Grécia Insular) e o litoral da Ásia Menor (Grécia Asiática).
Toda essa transformação deu-se a partir do período arcaico e resultou no surgimento da pólis. A urbanização da Grécia iniciou-se, portanto, a partir do século VIII a.C. e fez surgir milhares de pólis por todo o território ocupado pelos gregos (e que não se resume apenas à Grécia Continental).
Isso nos ajuda a concluir que a Grécia Antiga não foi um império centralizado e com fronteiras muito definidas, como em outros povos da Antiguidade.
O que um síndico deve fazer para evitar ações judiciais ao condomínio?
Pode deixar o ar condicionado muito tempo desligado?
Quais são os requisitos dos materiais de moldagem?
Qual a diferença de extrínsecos e intrínsecos?
O que se deve ter em uma planta baixa?
Qual a temperatura ideal para o aquecedor de gás?
Para que serve broca de cobalto?
Como fazer extrato aquoso de própolis?
Qual a unidade de medida da condutividade?
Quantas vezes por dia posso fazer lavagem nasal em bebê?
Qual cloro pode ser usado em piscina?
Quais as limitações sobre o direito à vida?