A função exponencial representa uma relação de dependência. Nesse tipo de operação matemática existe uma variável (incógnita) no expoente e o número real (maior que zero e diferente de um) na base. Tal função, é explicitada da seguinte forma: f: R-->R tal que y = aˣ, sendo que a > 0 e a ≠ 1.
Uma função exponencial é uma função que possui uma variável como expoente. Matematicamente, ela pode ser representada por f de R em R, que é obtida pela lei de formação f(x) = ax, em que “a” é um número real dado, a > 0 e a ≠ 1.
Função exponencial crescente ou decrescente As funções exponenciais, assim como as funções normais, podem ser classificadas como crescentes ou decrescentes, dependendo de a base a ser maior ou menor que 1.
Tipos de função exponencial Podemos dividir a função exponencial em dois casos: crescente ou decrescente. O gráfico da função f(x) = ax é crescente quando a base é um número maior do que 1, ou seja, quando a > 1.
Domínio da função logarítmica Como dito acima, a função logarítmica é definida pela formação f(x) = logax, sendo < a ≠ 1. Isso remete a uma função f: R*+ ---> R, ou seja, o domínio integra o conjunto dos números reais positivos, excluindo o zero. (R*+).
Para resolver exercícios sobre equação exponencial, o ideal é encontrar uma igualdade entre potências de mesma base para que se igualem também os expoentes. Para resolver a equação exponencial 32x + 3x + 1 = 18, reescreveremos como produto de potências aquelas potências cujo expoente possui somas.
As funções exponencias podem ser classificadas em dois casos distintos. Levando em consideração o comportamento da função, ela pode ser crescente ou decrescente. Uma função exponencial é dita crescente se, à medida que o valor de x aumenta, o valor de f (x) também aumenta.
O domínio da função exponencial são os números reais, e o contradomínio são os números reais positivos diferentes de zero. A sua lei de formação pode ser descrita por f (x) =ax, em que a é um número real positivo diferente de 1.
A função exponencial é injetora. Dados x 1 e x 2 tal que x 1 ≠ x 2, então as imagens também serão diferentes, ou seja, f (x 1) ≠ f (x 2 ), o que significa que, para cada valor da imagem, existe um único valor no domínio que corresponde a essa imagem.
Assim, em vez de exponencial, estaríamos diante de uma função constante. Além disso, a base não pode ser negativa, nem igual a zero, pois para alguns expoentes a função não estaria definida.
Porque alguns produtos têm IPI e outros não?
Quanto cobrar por uma visita técnica?
O que consiste o estado civil?
O que significa ter linfócitos altos?
Como se separar da namorada no Stardew Valley?
Porque a Rússia país com a maior área do planeta aparece pequena no mapa?
Que remédio caseiro é bom para intoxicação?
Quais as 6 fases da Pesquisa Operacional?
O que a escola deve fazer para oferecer a educação inclusiva na educação infantil?
O que acontece com o endométrio durante o ciclo menstrual?
Qual a posição do bisel em uma punção intravenosa?
Como descobrir a Localização de outro celular?
Como fazer o número pequeno em cima?
Quanto tempo fica um Marinheiro na Marinha?