A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.
A arte erudita é facilmente encontrada em grandes museus e galerias, e possuem um valor artístico enorme para críticos e apreciadores da arte. ➢ Monalisa é uma das obras mais famosas do pintor italiano Leonardo da Vinci.
- Arte erudita: cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimento técnicos e formais apurador, As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais[...] Mona lisa é a mais notável e ...
E tem como principais artistas Jackson Pollock (1912-1956), Mark Rothko (1903-1970), Adolph Gottlieb (1903-1974), Willem de Kooning (1904-1997), Ad Reinhardt (1913-1967), D. Smith, Isamu Noguchi (1904-1988).
As pinturas, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e as esculturas, como a David, de Michelangelo, consideradas grandes obras de arte, são expressivos exemplos de cultura erudita.
A cultura erudita distingue socialmente uma elite intelectual de outros grupos dentro de um mesmo povo. É disseminada por instituições formais de conhecimento, como as universidades, os museus, os conservatórios. Alguns exemplos dela são a música clássica, a literatura de cunho universal, o balé etc.
Caracterizada pela formalidade, tem a sua legitimidade atribuída por instituições científicas, como universidades, escolas de artes e conservatórios. Sua apreciação, também marcada pela formalidade, dá-se, na maior parte das vezes, em ambientes específicos, como museus, teatros e salas de concerto.
A cultura erudita é uma expressão utilizada para se referir à arte, literatura, música, ciência e demais linguagens produzidas por uma elite intelectual. Ela é oposta, portanto, à cultura popular ou do povo, que é produzida sem instruções acadêmicas ou formalizadas.
A origem da cultura erudita está ligada à formação dos Estados Nacionais, no período que vai do século XIII ao século XIX, no continente europeu, especialmente na formação de países como França, Inglaterra, Alemanha e Itália.
Como surgiu a arte? A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. Os desenhos feitos nas cavernas representavam figuras sobre a caça.
O termo erudito provém do latim ‘eruditus’, significando ‘educado’ ou ‘instruído’. A música elaborada neste estilo desenvolveu-se segundo os moldes da música secular e da liturgia ocidental, em uma escala temporal ampla que vai do século IX até os nossos dias. Suas regras essenciais foram estruturadas entre 15.
A invenção dessa expressão aconteceu em conjunto com a ideia do que seria o seu oposto: a cultura popular ou os “saberes do povo”. A formulação dessa ideia sobre “cultura erudita” retoma a tradição grega de pensar cultura como sinônimo de boa educação, elevação intelectual, progresso e excelência humana.
Pode pedir referência de funcionário?
Como saber se é ou não fluente em inglês?
Quais as chances de ser careca?
Como identificar um homem ignorante?
Como saber se estou em uma amizade colorida?
Como descobrir se a pessoa é fofa?
Quem recebeu auxílio indevidamente?
Como saber se sou fraco para bebida?
Como saber se vou me dar bem em Enfermagem?
Como usar o CA Street Fighter?
Como saber se me identifico com Nutrição?
Onde fica o C no teclado americano?
Como saber se sou sensorial ou intuitivo?
O que se espera de uma rede que usa um serviço de diretórios como o Active Directory?