Não há nada de ilegal ou incorreto ao pedir referências profissionais. O que não pode acontecer é quem dar a referência ofender ou denegrir a imagem da pessoa que pediu a referência, pois isso é crime.
Entre em contato por telefone Uma das formas de buscar referências profissionais, muito utilizada pelos recrutadores, é o contato por telefone. Para isso, você deve solicitar ao candidato uma lista de pessoas com quem ele trabalhou e o contato de cada uma delas.
A referência profissional deve ser apresentada somente quando solicitada pelo recrutador. Cada empresa, no momento do processo seletivo, solicita a referência profissional de uma forma. Alguns recrutadores optam por solicitar apenas o telefone de um antigo empregador do candidato.
(nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), se candidatou a uma vaga de emprego nesta empresa e forneceu seus dados de contato como referência profissional. Assim, ficaríamos gratos em receber dados acerca da conduta e desempenho profissional, assim como idoneidade e confiabilidade do(a) referido(a) trabalhador(a).
A carta de recomendação é elaborada normalmente por alguém que trabalhou com o recomendado e dispõe de um depoimento pessoal positivo sobre ele enaltecendo suas qualidades e expertise como profissional dedicado.
Empresa que falar mal de ex-funcionário poderá ter que pagar indenização. Ou seja, caso a empresa divulgue uma informação que prejudique o trabalhador, ela poderá ser condenada a indenizá-lo por dano moral ou ainda um valor pela oportunidade perdida.
Veja as 6 dicas para o processo de referências
Um dos itens de mais relevantes em um currículo, quando colocado, são as referências profissionais. Essas pessoas são aquelas que darão recomendações positivas ou não sobre seu desempenho e capacidades.
Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não.
Durante a checagem de referências podemos descobrir quais são os aspectos positivos e negativos que não pudemos perceber durante uma entrevista, sendo assim, é ideal contatar pessoas que já dividiram o mesmo ambiente de trabalho que o candidato.
A referência profissional é um dos seus cartões de apresentação em uma empresa. Só não espere ter uma carta branca para poder fazer qualquer coisa: uma referência profissional é sempre objetiva e sincera, incluindo seus defeitos. (Foto: teaching.monster.com)
Como você administra as referências profissionais? André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação.
Escrito na categoria " Legislação trabalhista e MTE " por André M. Coelho. Quando você pedir uma referência profissional, como você pede pela referência é realmente importante. Você precisa ter certeza de que a pessoa que está te recomendando para o emprego está disposta e é capaz de dar-lhe uma boa referência.
O indivíduo que está te dando uma referência precisa saber antes do momento em que eles possam ser contactados para uma referência profissional. Você deve conversar com ele também sobre as possíveis referências que serão dadas por ele.
O que Shakespeare fala sobre o amor?
Quem tem direito a passagem gratuita de avião?
Quantas linhas tem uma redação de 1000 caracteres?
O que acontece se eu não pagar a taxa de importação?
Qual o nome da fruta do Momonosuke?
Como saber se o porcelanato tem cera protetora?
Quantas e quais são as excludentes de crime no Brasil?
Qual o animal que se adapta a qualquer ambiente?
Para que serve o assentamento na Umbanda?
Quais são os modelos de estratégia?
O que significa sonhar com um padre?
Qual a diferença entre permuta e doação?
Que tipo de exame de sangue detecta câncer?
Quais são os exercícios de agilidade?