Uma escala termométrica é composta por valores estabelecidos de forma arbitrária a partir dos pontos de fusão e ebulição da água. A sua função é medir temperaturas, mostrando por meio de seus valores se um corpo está quente ou frio.
Essas graduações são as escalas termométricas, sendo que existem três: kelvin, graus Celsius e Fahrenheit.
Trata-se de uma escala que foi muito utilizada nas colônias britânicas, sendo muito utilizada hoje em países como Inglaterra e Estados Unidos. A escala Kelvin foi proposta em 1864 pelo físico e engenheiro irlandês William Thomson, o qual também era conhecido como Lord Kelvin.
As escalas termométricas são usadas para representar medidas de temperatura de acordo com propriedades físicas de diferentes materiais. A escala mais popular de todas, a escala celsius, por exemplo, baseia-se nos pontos de fusão (0 ºC) e ebulição da água (100 ºC).
Atualmente, apenas três são utilizadas, sendo elas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Essas escalas utilizam como padrão os pontos de fusão e de ebulição da água.
Os tipos de escalas mais conhecidas são a escala Celsius, escala Kelvin e escala Fahrenheit.
Escalas Termométricas. As escalas termométricas são usadas para indicar a temperatura, ou seja, a energia cinética associada à movimentação das moléculas. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a temperatura pode ser medida em três escalas: Como referência, elas utilizam os pontos de fusão (gelo) e ebulição (vapor) da água.
No Sistema Internacional de Unidades (SI) a temperatura pode ser medida em três escalas: Como referência, elas utilizam os pontos de fusão (gelo) e ebulição (vapor) da água. Confira abaixo a origem e as características de cada uma delas. Lembre-se que o termômetro é o instrumento utilizado para medir a temperatura. Entenda melhor sobre o tema:
A termometria tem como objetivo o estudo da medida de temperatura: quais as formas de medir a temperatura e quais as diferentes escalas existentes. A medição e o controle dessa grandeza são fundamentais em diversos segmentos do mercado, seja químico, siderúrgico, farmacêutico, alimentício, nuclear entre outros.
Veja dois exemplos de transformação de uma escala de temperatura em outra: Para transformar a temperatura 150 K (Kelvin) para graus Celsius, basta utilizar a expressão: 2º) Transformar 75 o F para a escala Celsius: Para transformar a temperatura 150 K (Kelvin) para graus Celsius, basta utilizar a expressão:
Quanto tempo demora o estorno da SumUp?
Como saber se existe um servidor proxy?
Como se desenvolve o câncer de colo de útero?
Como saber se estou em dia com o eSocial?
Como é usada a gastronomia sensorial?
Quais brincadeiras que você conhece que só é possível brincar com outra pessoa?
Quem tem problema de circulação?
Como imprimir boleto vivo com código de barras?
O que fazer para acabar com a dor no calcanhar?
Como saber se estou doente pela língua?
Como funciona o teste de estresse?
Como saber se já está curado da tuberculose?
Como saber que você está no curso errado?
Como tingir casaco de pele sintética?