O caule do coqueiro é do tipo estipe, não ramificado, com uma única gema apical (Figura 1). Raramente ocorrem coqueiros com ramificações do caule, sendo esse fato considerado uma anomalia.
Coqueiro – Caule
A parte terminal do tronco, de onde se formam novas folhas, é tenra e comestível, constituindo o palmito.
Tronco: caule bem resistente que, geralmente, apresenta maior desenvolvimento na base. À medida que vai crescendo, vai se ramificando. Árvores como a mangueira, a ja-buticabeira e o ipê, entre tantas outras, possuem caules desse tipo. Estipe: é um caule longo, geralmente reto, sem ramificações.
3 Características das plantas3.1 Raízes. O coqueiro possui sistema radicular fasciculado, com raízes primárias de 8mm a 10mm de diâmetro e um número variável de 2000 a 10000 raízes dependendo das condições ambientais e/ ou material genético. ... 3.2 Caule. ... 3.3 Folha. ... 3.4 Inflorescência. ... 3.5 Fruto.
Edson Passos, 2010. Figura 1: Folha. Uma folha madura tem, aproximadamente, seis metros de comprimento, com 200 a 300 folíolos de 90 a 130 cm de comprimento. Sob condições ambientais favoráveis e considerando plantas adultas, o coqueiro Gigante emite 12 a 14 folhas por ano, enquanto o Anão pode emitir 18 folhas.
44 curiosidades que você vai gostar
O coqueiro é uma palmeira perene, originária do Sudeste Asiático, que foi introduzida no Brasil em 1553 pelos portugueses. É uma planta que precisa de muita água, temperatura alta e muita radiação solar.
A palmeira tem um significado esotérico da mais alta espiritualidade, representando ascensão, vitória, regeneração e imortalidade.
Características físicas
O tronco do coqueiro pode chegar a 25 metros de altura a partir da base, que é a parte mais larga da árvore. No topo, há uma ampla coroa de folhas gigantes. Os frutos maduros têm formato ovalado, atingindo entre 30 e 45 centímetros de comprimento e de 15 a 20 centímetros de diâmetro.
Conheça os tipos de coqueiros de jardimAreca-bambu. A espécie areca-bambu é muito popular e se adapta bem à luz do sol e sombra. ... Licuala grande. Chega até três metros de altura e é indicado para ser plantado em vasos. ... Rapis. ... Leque.
O coqueiro é típico de regiões quentes, úmidas e ensolaradas
Cultivado em mais de 80 países tropicais, o coqueiro oferece mais de 360 modalidades diferentes de aproveitamento com 200 deles constituindo-se em alimentos (água de coco, coco ralado, leite de coco, doce, sorvete, entre outros).
Caule haste: Os caules hastes são caules clorofilados e maleáveis, típicos herbáceas e plantas jovens. ... Estes caules acumulam várias funções: reservam água, reservam nutrientes e ainda realizam fotossíntese. Caules subterrâneos: são caules que se desenvolvem paralelos ao solo, enterrados próximos à superfície.
Existem quatro tipos de caules eretos, são eles: tronco, haste, estipe e colmo. O caule aéreo do tipo tronco pode ser visto em grandes árvores. Esses caules são muito desenvolvidos e geralmente são ramificados na parte superior.
Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
Botanicamente falando, um coco é um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) é fibrosa e envolve um caroço (o endocarpo lenhoso).
Os estipes geralmente são caules não ramificados, que apresentam em sua parte superior um aglomerado de folhas. É um tipo de caule encontrado em espécies de palmeiras. O caule tipo colmo é bem semelhante ao estipe: eles se diferem apenas porque apresentam nós e entrenós bem visíveis.
Estudos em andamento em Paraipaba - CE indicaram, em plantas jovens de coqueiro-anão irrigados por microaspersão, um consumo de água variando de 8 a 12 litros/planta/dia nos primeiros seis meses após o plantio, de 12 a 28 litros/planta/dia dos 7 aos 12 meses, e de 30 a 55 litros/planta/dia dos 13 aos 18 meses de idade ...
Coqueiro (Licuala grande) apesar do nome aparentar que esta espécie cresce bastante, é a mais indicada para quem procura um coqueiro relativamente baixo, que não cresça muito, e de muita beleza, já que esta espécie pode atingir até 3 metros de altura, pode ser até plantado em vasos caso necessário, sua folhagem é ...
Ráfia. Originária da china, a palmeira Ráfia além de muito resistente, ter crescimento lento e demandar poucos cuidados, apresenta porte pequeno, o que por sua vez facilita o seu cultivo em vasos e jardins internos.
3. Palmeira Fênix. A Palmeira Fênix também é conhecida como mini palmeira, já que tende a crescer bem menos que as demais espécies, chegando a medir, no máximo, dois metros de altura.
O coqueiro gigante começa a produzir em cinco, seis anos após o plantio e atinge de 20 a 30 metros de altura. Já o coqueiro-anão inicia a produção, normalmente, em dois a três anos e atinge entre 10 e 12 metros de altura.
No geral, o coqueiro-anão começa a produzir frutos com dois ou três anos de idade. Em média, ele pode produzir até 14 cachos por ano. Após a colheita, é interessante fazer uma limpeza da copa, retirando folhas secas e podando galhos, para garantir que a planta continue frutificando.
Um verdadeiro símbolo de vitalidade!
Se cortada, pode soltar outros ramos e crescer novamente. Realmente surpreendente! Essas características fazem do coqueiro uma das melhores árvores para tatuar no corpo. Você pode se inspirar em todo o seu significado de estabilidade e vitalidade e levar esses valores para sua vida.
O coqueiro é considerado uma das árvores mais importantes do mundo, e sua exploração gera empregos e renda em mais de 86 diferentes países, onde seus frutos podem ser consumidos in natura ou industrializado na forma de mais de 100 produtos e subprodutos, além da raiz, estipe, inflorescência, folhas e casca que geram ...
No Brasil, as evidências históricas indicam que o coqueiro, variedade gigante, foi introduzido pelos colonizadores portugueses, em 1553.
As flores podem ser brancas ou amareladas e são pequenas, apresentando-se em cachos de aproximadamente 1 metro de comprimento. O coqueiro apresenta flores masculinas e femininas, com floração contínua. As flores masculinas se abrem em épocas diferentes das femininas, o que permite realizar a polinização cruzada.
Como acabar com a onicomicose?
Como Planalto da Borborema influencia o clima?
Como o governo controlava a inflação antes do Plano Real?
Até quando vale a pena insistir em alguém?
Como saber se tem inveja de mim?
Como fazer com que ele sinta minha falta?
Como ver todos os vídeos que eu compartilhei no Facebook?
Como saber se Design é pra mim?
Qual o papel importância do Estado na garantia dos direitos do cidadão?
Quanto tempo depois da ovulação aparece o corpo lúteo?
Como o Kakashi aprendeu o Chidori?
Como ver quem acessou Google Docs?
Quem paga o salário maternidade empresa ou INSS?
Como o CMOS estão relacionados a BIOS?