A capoeira talvez seja a expressão do que há de mais brasileiro em termos de atividade física, já que se trata de uma luta criada no Brasil por escravos de origem africana. Isso é tão significativo que no exterior a capoeira é conhecida como “brazilian martial art”, ou arte marcial brasileira.
Desde 2014, a capoeira é considerada pela UNESCO patrimônio imaterial da humanidade. Segundo a organização, a capoeira expressa a resistência negra no Brasil e esse reconhecimento valoriza nossa herança cultural afro-brasileira.
Na capoeira, o jogo sempre foi a peça principal para sua sobrevivência, desde a época da escravidão onde os escravos tinham que camuflar seus costumes, rituais e ideários, servindo disto que as manifestações culturais sobreviveram ao poder repressivo.
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. ... Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
Em breve, a notoriedade do centro cunhou em definitivo o termo "capoeira angola" como nome do estilo tradicional de capoeira.
Apesar de ser uma só, a capoeira pode ser dividida em dois tipos principais: a capoeira angola e a regional.
Tem mais depois da publicidade ;) Outra característica importante da capoeira é a música. A música é sempre tocada por membros da roda que se revezam, e é acompanhada de uma regra fundamental: os membros da roda sempre precisam responder ao canto, também chamado de ladainha.
É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada. Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes jogarem.
Mas Capoeira (2000) ainda reforça que uma coisa, no entanto é certa: independente de ter nascido no Brasil ou na África, não existem dúvidas de que a Capoeira é uma criação dos africanos e seus descendentes.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas.