Tomando-se por base as dimensões e a forma dos grãos, o café é classificado como chato-grosso, médio, miúdo; moca graúdo, médio e miúdo; quebrado e minimal. Classificado como bom, regular e mau, é importante no julgamento da qualidade.
A catação eletrônica de café é uma das últimas etapas do processo de exportação dos grãos. Após sua separação por tamanho do grão, o produto pode ser embalado em sacarias com empilhamento manual, ou ser estocado a granel em big bags para posteriormente serem transportados para seu destino final.
O tamanho médio do grão foi de 15,5 e 16,6 mm para 100% N sem fertirrigação e 75% N fertirrigado, respectivamente. O parcelamento do nitrogênio durante a formação do cafeeiro proporcionou aumento significativo na produção e no tamanho do grão de café.
Café de qualidade inferiores utilizado para composição de ligas (mistura entre diferentes cafés). Geralmente não é exportado.
Os principais defeitos mais encontrados no café são:
PAUS, PEDRAS, TORRÕES E CASCAS: Derriça no chão e abanação mal feita. MARINHEIRO: Descascador mal regulado; CASCAS: Ventiladores mal regulados; PAUS, PEDRAS E TORRÕES: Bica de jogo, catador de pedras e torrões mal regulados.
Os principais defeitos mais encontrados no café são:
Fina: a cor é uniforme para todos os grãos, não há defeitos. Boa: a cor é mais ou menos uniforme, há alguns defeitos. Regular: a torração não é uniforme e, a um golpe de vista, constata-se bom número de defeitos.
A classificação do café por tipo é feita com base na contagem dos grãos defeituosos ou das impurezas contidos numa amostra de 300g de café beneficiado. Esta classificação obedece à Tabela Oficial para Classificação, de acordo com a qual cada tipo de café corresponde a um número maior ou menor de defeitos encontrados em sua amostra.
Grão brocado rendado: grão ou pedaço de grão danificado pela broca do café que se apresenta com três ou mais furos e sem partes pretas. Grão brocado limpo: grão ou pedaço de grão danificado pela broca do café que se apresenta com até três partes e sem partes pretas.
Se você é um verdadeiro apaixonado por café, sabe bem que a escolha do grão faz toda a diferença na hora de poder degustar com maior satisfação. Quando você toma o seu café, está consumindo grãos que podem ser de duas espécies conhecidas por: Arábica (Coffea arabica) e Robusta (Coffea canephora).
Quando você toma o seu café, está consumindo grãos que podem ser de duas espécies conhecidas por: Arábica (Coffea arabica) e Robusta (Coffea canephora). Assim como os nomes são diferentes, também sabemos que ambas têm outras tantas características, responsáveis pelos aromas e sabores do café!
Quantas parcelas do seguro defeso vai cair?
O que é objeto indireto em espanhol?
Quanto custa o ingresso do Aquário de Santos?
Como saber se a fibra óptica rompeu?
Pode tomar paracetamol depois das vacinas de 2 meses?
O que é gratificação extraordinária?
Quanto ganha o Galvão Bueno 2021?
Quais os produtos que os Estados Unidos exportam?
Quanto de gesso para fazer placa 3D 30x30?
Pode levar garrafa de vidro no avião voo nacional?
Qual aplicativo substitui o Vivo tu GO?
Onde ocorre a primeira lei de Newton?
Quanto tempo um cilindro de CO2 pode ficar na pistola?
O que é bom tomar para neutropenia?
O que você entende por organização do trabalho pedagógico?
Quais são as atribuições dos oficiais de justiça?