As brisas marinhas e brisas terrestres Durante a noite, o mar fica mais quente do que a terra (já percebeu que de noite a água do mar fica quentinha?), o que faz o vento soprar da terra para o mar, gerando a brisa terrestre ou vento terral.
Em consequência, a atmosfera sobre a água fica mais quente que a atmosfera sobre a terra, ou seja, a pressão sobre o mar fica menor que a pressão sobre o continente. Por isso, durante a noite, a brisa sopra da terra (zona anticiclonal) para o mar (zona ciclonal).
São mais fortes durante o inverno, quando a pressão atmosférica nos polos é menor, e mais fracos durante o verão, quando a pressão nos polos é maior.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.
Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.
Assim, a temperatura mais alta da terra aquece o ar sobre ela, tornando a pressão atmosférica menor que sobre o oceano e fazendo o vento soprar para a terra. À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna.
Vento é o fluxo de gases em grande escala. Na superfície da Terra, o vento consiste no movimento de ar em grande quantidade. No espaço sideral, o vento solar é o movimento através do espaço de gases e partículas carregadas emitidas pelo Sol, enquanto que o vento planetário é a desgaseificação de elementos químicos leves a partir da ...
Os ventos de maior intensidade observados no sistema solar ocorrem em Neptuno e Saturno. Os ventos têm várias características, entre as quais a sua velocidade, a densidade dos gases envolvidos e a sua energia eólica. Em meteorologia, os ventos são muitas vezes classificados de acordo com a sua intensidade e direção em que se movimentam.
O "vento ageostrófico" é a diferença entre o vento geostrófico e o vento real, a qual é responsável pelo ar que vai preenchendo os ciclones ao longo do tempo. O "vento gradiente" é semelhante ao vento geostrófico, mas também inclui a força centrífuga.
Os ventos são menos intensos perto da latitude da crista subtropical, onde a humidade relativa da massa de ar é menor. Os ventos mais intensos sopram nas latitudes intermédias, onde o ar frio polar se encontra com o ar quente tropical. Os ventos alísios são os ventos predominantes nos trópicos.
Como professor deve avaliar a competência do aluno?
Como o arroz doce chegou ao Brasil?
Quais são as regras da brincadeira Escravos de Jó?
Como é montado o orçamento de despesas operacionais?
Onde a rainha Elizabeth estava quando seu pai morreu?
Como usar o plano de estudo da Estácio?
Como fazer um tabuleiro de dama chinesa?
Como tirar o espinho de um peixe?
Como funciona o EstaR digital em Curitiba?
Como tirar Recém-nascido da mamadeira?
Como é a recuperação da cirurgia de ponte safena?
Quem tem muitos seguidores no Instagram ganha dinheiro?
Como fazer para tirar a Mama do bebê a noite?
Como funciona o Enem impresso e digital?