As designações para o instrumento de trânsito no interior dos estados da região Sul do Brasil evidenciaram que a variante mais utilizada é a forma técnica semáforo. Entretanto são encontradas além desta pelo menos mais cinco que são: sinaleiro, sinaleira, sinal, farol e farolete.
Semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso ) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres ou peões nas grandes cidades em quase todo o mundo.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, semáforo é o nome oficial desse instrumento. Mas as variações ocorrem conforme a região do país: farol é mais comum em São Paulo e sinaleira nos estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).
Quem quer ser imediatamente identificado no Rio como paulistano fala em semáforo. Ou farol, como vulgarmente se diz em São Paulo. Lá, a designação que prevalece é sinal luminoso.
Semáforo, sinaleira, sinal ou farol?
Engloba dois tipos de semáforo. O primeiro é o mais conhecido, de três cores, que tem a função de controlar os deslocamentos alternando o direito de passagem de veículos e pedestres. O segundo tipo é o dos semáforos de advertência, que são sinais luminosos que visam advertir a existência de obstáculos.
O semáforo possui outros nomes que variam conforme a região do país. Em São Paulo, também é chamado de farol, já no Rio de Janeiro ele é sinônimo de sinal, e no Paraná chamado de sinaleira.
O semáforo possui outros nomes que variam conforme a região do país. Em São Paulo, também é chamado de farol, já no Rio de Janeiro ele é sinônimo de sinal, e no Paraná chamado de sinaleira. Como os daltônicos identificam as cores do semáforo? As cores não foram escolhidas pensando-se nos daltônicos.
O primeiro semáforo foi instalado em 9 de dezembro de 1868 na junção das ruas Great George Street e Bridge Street, no borough de Westminster, próximo à ponte de Westminster e ao Palácio de Westminster. Foi concebido por J. P. Knight, engenheiro especialista em assuntos ferroviários.
Em geral, só se usa para tráfego de veículos. Durante a madrugada, alguns semáforos podem mostrar somente a luz amarela, piscando, indicando a travessia com cautela. A lógica deste procedimento é que muitos motoristas, durante esse período da noite, não respeitam o sinal vermelho por medo de roubos.
Além dos automóveis, a presença do semáforo para pedestres também é essencial, principalmente nas grandes cidades. Ele ajuda a ordenar a movimentação das pessoas nas faixas de pedestres, evitando que acidentes ocorram.
Como iniciar um documento PHP?
Como testar o dreno do ar condicionado?
Pode lavar filtro de ar de papel?
Como fazer uma boa limpeza na caixa d'água?
Como descobrir fuga no neutro?
Como saber se eu quero ser enfermeira?
Para que serve o filtro da geladeira Consul?
Como fazer o aprazamento de medicação?
Como se começa o segundo parágrafo?
Quando é que se considera parto prematuro?
Quanto tempo parvovirose fica no ambiente?
Como limpar os vasos sagrados?
Quanto era o salário mínimo em 1983?
Como limpar os aparelhos de academia?
Qual é o gene do serial killer?
Como limpar um notebook antes de vender?