Alguns efeitos nocivos da degradação ambiental para a nossa saúde são mais perceptíveis, como a poluição do ar nos centros urbanos, a falta de tratamento de esgotos e áreas contaminadas por produtos químicos, mas há outras maneiras dessa degradação afetar a saúde humana.
A apropriação e a exploração irracional e insustentável baseadas no consumo desenfreado da sociedade capitalista vêm repercutido num gama de implicações ambientais, principalmente relacionados à degradação da capacidade produtiva e esgotamento dos recursos naturais.
As mudanças ambientais antropogênicas também ameaçam a saúde humana por causar escassez de água e alimentos, aumentar os riscos de desastres naturais, provocar o deslocamento de pessoas e aumentar o risco de ocorrência de doenças infecciosas (Lindahl & Grace et al., 2015).
O ambiente influencia a saúde de variadas maneiras: através da exposição a factores de risco físicos, químicos e biológicos, e através de alterações relacionadas com o comportamento dos indivíduos em resposta aos mesmos factores.
A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.
21 curiosidades que você vai gostar
Assim, as ações de saúde ambiental e saúde do trabalhador devem estar articuladas nos serviços de saúde, uma vez que os riscos gerados direta e indiretamente pelos processos produtivos afetam o meio ambiente e a saúde das populações e dos trabalhadores de modo particular.
Pessoas que residem nos centros urbanos sofrem com a diminuição das áreas verdes e exposição a altas taxas de poluição do ar, que resultam na mudança da qualidade do ar e contribuem para o aparecimento de doenças respiratórias, cardiopatias, além de aumentar as chances de desenvolvimento do câncer.
Os fatores ambientais podem ser: agentes físicos, substâncias químicas, agentes biológicos e fatores nutricionais. Eles estão relacionados às características geográficas de uma região, à cultura dos grupos, ao status socioeconômico e a fatores ocupacionais (Hutt e Burkitt, 1986).
A manutenção da saúde ambiental é fundamental pois atinge, de maneira direta, no nosso cotidiano e nos diversos problemas sanitários que surgem devido à ausência dessa preocupação. O acúmulo de lixo, por exemplo, propicia o aumento dos números de pragas e vetores urbanos que oferecem risco sanitário a toda a população.
O que fazer para não ficar inchada quando beber cerveja?
Qual a finalidade do journaling nos sistemas de arquivos como funciona?
Como não mostrar distância no Tinder?
Como não deixar a chama do casamento apagar?
Como funciona um mandado de reintegração de posse?
O que fazer para não ficar vermelho de vergonha?
Como ocultar o conteúdo das notificações do WhatsApp?
Como desabilitar a notificação de que o WhatsApp web está ativo no IOS?
Como manter o foco nos sonhos?
Quando no iPhone não aparece a opção de ocultar o número?
Como se preparar para consulta com ginecologista?
Como ocultar número iPhone 2021?
Como ver mensagem de grupo no WhatsApp e não aparecer visualizada?
Como conseguir um casamento civil?
Como não odiar o seu marido depois de ter filhos livro?