Lagartos. Os lagartos são a principal espécie de animais quando se o assunto é espécies que se reproduzem sozinhas, uma vez que a maioria de suas espécies pratica a partenogênese, algumas sendo formadas apenas por fêmeas. ... Nesta espécie, cada filhote é uma cópia genética idêntica de sua mãe.
Cobras. Se tem um animal que não precisa de macho nenhum para procriar, essa é a cobra.
O caso mais curioso vive no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México: é a Cmenidiphorus uniparens, uma espécie de lagarto formada somente por fêmeas que se reproduzem sem machos. Cada animal é um clone: as filhas são geneticamente idênticas à mãe.
A partenogênese, o fenômeno dos partos virgens no mundo animal, já é conhecida. Alguns são assexuados e não precisam de machos para engravidar (algumas espécies de lagarto, por exemplo). Mas o que costuma chamar mais a atenção são os casos de animais de espécies que normalmente se acasalam.
O recordista é o tanreque, um animal pequeno (mede até 40 centímetros) que se parece com um rato, só que não tem rabo. A fêmea pode ter até 32 filhotes de uma só vez.
Podemos perceber, portanto, que a reprodução sexuada e assexuada apresentam diferenças. Enquanto a assexuada não envolve a fusão de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve a fusão de gametas e resulta em variabilidade genética.
Na maioria dos animais, a reprodução é feita sexuadamente. Os animais, assim como todos os seres vivos, são capazes de se reproduzir. Isso significa que eles podem dar origem a novos indivíduos de sua espécie, permitindo que elas continuem a existir. A reprodução dos animais pode ser:
Além disso, na reprodução sexuada, os novos animais podem se desenvolver e nascer a partir de ovos (animais ovíparos), ou dentro do corpo de um dos pais, geralmente da fêmea (animais vivíparos). Tartaruga nascendo a partir do ovo: animal ovíparo. Mulher gestante: exemplo de viviparidade.
Existem casos em que não é necessário de um macho, por exemplo, para que uma espécie consiga se reproduzir. Por incrível que pareça a maioria dos lagartos se reproduz assim.
Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie. [1] Todos os (organismos ...
Qual a participação da comunidade na gestão do SUS?
Como mudar pensamentos e atitudes?
Qual a função do dízimo na igreja?
Como mudar para conta comercial no WhatsApp?
O que quer dizer o termo receptor na farmacologia?
Como fazer um ofício de solicitação para a prefeitura?
Quanto de imposto vai pro SUS?
Como é dividido o oceano Atlântico?
Como colocar um grupo público no Facebook?
Como nasce o caule da orquídea?
Como se dá o encerramento de uma conexão TCP?
O que é um canal de escoamento?
Como se define o enquadramento sindical no Brasil?
Qual o tipo de reprodução dos musgos?
O que é ser racional em um relacionamento?