No transtorno dismórfico corporal, a preocupação com um ou mais defeitos inexistentes ou sutis da aparência causa forte angústia ou prejudica a capacidade funcional. As pessoas normalmente passam muitas horas por dia se preocupando com um suposto defeito, que pode estar em qualquer parte do corpo.
A alteração visual é atribuída a uma doença psiquiátrica específica e bem definida pela medicina. Chamada de transtorno dismórfico corporal (TDC) ou dismorfia corporal, caracteriza-se justamente pela percepção alterada de si mesmo diante do espelho.
Por exemplo, os pacientes podem se preocupar com perda de cabelo, acne, rugas, escaras, marcas vasculares, cor da fisionomia, excesso de pelos faciais ou corporais. Ou pode focar em forma ou tamanho de uma parte do corpo, como nariz, olhos, orelhas, boca, mamas, região glútea, pernas ou outras partes do corpo.
Em meio a tudo isso, surge o distúrbio de imagem, chamado de transtorno dismórfico corporal(TDC), que se caracteriza justamente pela percepção alterada de si mesmo diante do espelho:quando o que a pessoa enxerga no espelho não condiz com a realidade.
É também conhecida como síndrome da distorção da imagem ou transtorno dismórfico. Os pacientes que sofrem desse distúrbio não possuem uma visão real sobre a sua imagem, caracterizando grande insatisfação com sua estética corporal e/ou facial.
As pessoas que sofrem de dismorfia corporal, preocupam-se em excesso com a aparência do corpo, mas, na maior parte dos casos, preocupam-se mais com pormenores do rosto, como com o tamanho do nariz, das orelhas ou a presença excessiva de acne, por exemplo. Os sinais e sintomas característicos deste distúrbio, são:
Uma pessoa com dismorfia sente-se insegura com o próprio corpo a ponto de isolar-se e cair em depressão, e o pior é que, na maioria das vezes, o "defeito", quando existente, é quase imperceptível, porém é enxergado pela pessoa como algo gigantesco e negativo. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Os medicamentos utilizados para tratar a Dismorfia Corporal são os antidepressivos, como os inibidores da recaptação da serotonina. Eles ajudam a reduzir o pensamento obsessivo, ansioso e compulsivo.
Dentre os tratamentos para dismorfia, a terapia focal com objetos facilitadores como argila, massa de biscuit, aquarela, desenhos, espelho e outros, tem bons resultados. O trabalho não é desvalorizar os sentimentos do paciente, mais compreendê-lo e ampliar sua consciência.
Quanto tempo a seguradora tem para analisar o sinistro?
Como fazer uma citação direta?
Como técnico de enfermagem faz curativo?
O que é ser jovem hoje na sociedade?
É possível colocar aparelho com dentes de leite?
Como fazer as unhas crescerem naturalmente?
O que é simetria Brasil escola?
Quantas pastilhas benalet por dia?
Quantos volts tem o choque do poraquê?
Como tornar as aulas mais dinâmicas?
Como escrever o nome Silva em inglês?
Qual madeira pode pegar sol e chuva?
O que gera o movimento de rotação?