O Código de Manu é um dos textos jurídicos mais antigos de que se tem notícia. As leis do Código de Manu regulam a conduta em termos sociais e religiosos, versando sobre leis criminais e civis, regulando as relações familiares, tipificando os crimes e cominando as respectivas penas.
O código de Manu é tido como a primeira organização geral da sociedade sob a forte motivação religiosa e política. Nele, há uma série de ideias sobre valores, tais como verdade, justiça e respeito.
DHnet - Direitos Humanos na Internet. ( 200 A.C. e 200 D.C.) Segundo uma lenda, Sarasvati foi a primeira mulher, criada por Brahma da sua própria substância. Desposou-a depois e do casamento nasceu Manu, o pai da humanidade, a quem se atribui o mais popular código de leis reguladoras da convivência social.
As Leis de Manu são tidas como a primeira organização geral da sociedade sob a forte motivação religiosa e política. Localizado ao Sul do continente asiático o Código é visto como uma compilação das civilizações mais antigas.
As leis de Manu são concebidas como um calabouço profundo, onde o Hindu de classe média ou inferior encontrava um abismo legal diante de suas ações inseguras. Isto é justificado em face da concepção de que o castigo e a coação são essenciais para se evitar o caos na sociedade.
Manu (da raiz verbal homem em sânscrito) na mitologia Hindu é o filho de Svayambhuva, pai e marido de Ila. Na Teosofia os Manus não são homens, mas um coletivo. Eles são considerados os "pais da humanidade". São um nome genérico para os Pitris, os progenitores da humanidade.
As leis de Manu são concebidas como um calabouço profundo, onde o Hindu de classe média ou inferior encontrava um abismo legal diante de suas ações inseguras. Isto é justificado em face da concepção de que o castigo e a coação são essenciais para se evitar o caos na sociedade.
Ao longo da história, já existiram vários tipos de estratificação social. Atualmente, existem basicamente três formas de qualificar essa divisão. Muito utilizado na Índia, o sistema de casta está previsto nos livros sagrados do hinduísmo e se baseia na família em que a pessoa nasceu.
Se analisarmos a estratificação social no Brasil, a maioria dos estudos nos aponta para a discussão acerca do status socioeconômico. Em uma sociedade em que a escravidão tomou posição de destaque durante tanto tempo, a primeira classificação é relativa ao trabalho, separando escravos e livres.
A distribuição desigual de recursos, sejam eles riqueza, status, prestígio social ou poder, definem uma sociedade estratificada. O status social de uma pessoa pode, portanto, ser definido por diferentes fatores, que vão desde o gênero até a riqueza possuída. O cruzamento entre esses fatores, variando entre autores e campos de estudos, ...
Os sociólogos usam as informações sobre a estratificação social, analisam o status social de membros dessa sociedade ou grupo social, as condições econômicas e as práticas culturais. Diante desses dados, o sociólogo tenta compreender porque, dentro de uma mesma sociedade, existem indivíduos muito ricos e aqueles muito pobres.
Como saber como vai ficar meu cabelo grande?
Qual a classificação dos fungos e principais diferenças entre cada grupo?
Como descobrir minhas soft skills?
Quanto é considerado um desvio padrão alto?
Como saber se uma função é afim?
Como se coloca a fonte em um trabalho?
Como encontrar o colo do útero com o dedo?
Como saber se o airbag do carro foi acionado?
Como se classificam os crimes que expõem a perigo de dano mais de um bem jurídico exemplifique?
Como descobrir se um cara está fazendo joguinhos?
Quanto tempo demora para cair os créditos no celular?
Como faço para copiar a imagem?
O que é bom para brotoeja em bebê?
Como instalar uma grama sintética?
Como se classificam os planos e direções dos movimentos corporais?